Dúvidas Frequentes: Porque existem dois números distintos de NSU nas minhas transações?

Dúvida recorrente entre nossos clientes, esse tópico tem por objetivo explicar porque existem dois números distintos de NSU nas transações e como identificar elas, apesar disso.

O que é o NSU?

NSU significa “Número Sequencial Único”. É um número de referência único atribuído a uma transação financeira, geralmente em sistemas de pagamento eletrônico, como cartões de crédito, débito ou transações bancárias. O NSU é utilizado para identificar e rastrear uma transação específica, facilitando a resolução de problemas, como disputas de cobrança ou investigações de transações fraudulentas. Cada transação é associada a um NSU único, que pode ser utilizado pelos sistemas de processamento de pagamentos para localizar e fornecer informações detalhadas sobre aquela transação específica.

Por que minhas transações na VTEX possuem dois números de NSU?

O que ocorre é que para alguns conectores as transações possuem dois números de NSU, onde cada um se refere a uma modalidade, isso porque nós recebemos do conector de pagamentos um NSU referente a pré-autorização, ou seja, ele vem alguns logs antes autorização da transação:

e um NSU referente a captura, que alguns logs antes da captura do pagamento:

Como funciona esse fluxo de transações?

Nós temos uma documentação do nosso HELP que fala sobre o assunto:

Além disso, a imagem a seguir ilustra como funciona esse fluxo aqui na VTEX:

O que é o TID?

TID significa “Transaction ID” (ID da transação, em português) em transações online. É um identificador único atribuído a cada transação realizada em um sistema de pagamento eletrônico, como em compras feitas em lojas online, pagamentos de contas, transferências bancárias, entre outros.

O TID é utilizado para rastrear e identificar uma transação específica em um sistema de processamento de pagamento. Ele é geralmente composto por uma série de caracteres alfanuméricos únicos para cada transação, o que permite que os comerciantes, instituições financeiras e processadores de pagamento identifiquem e registrem cada transação de forma individual. O TID é essencial para resolver problemas relacionados a transações, como reembolsos, disputas ou investigações de fraude.

O que usar para identificar as transações?

Tendo em vista as informações encaminhadas acima, o ideal é que o TID seja utilizado na identificação das transações. Entretanto, caso seja necessário utilizado utilizar um NSU para identificar determinada transação, que utilizem como base o NSU de captura que é o segundo NSU recebido e que não será mais alterado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se a vontade para perguntar aqui ou até mesmo abrir um novo tópico com a sua dúvida! :blush:

Saudações!

Eu estou exatamente com esse problema de termos dois NSU para um pedido. O que ocorre é que quando o pedido desce para o ERP com o status de “Pronto para Manuseio” o JSON enviado pela VTEX contém apenas o NSU referente a pré-autorização e como usamos esse callback da VTEX para integrar o pedido no ERP, o NSU que temos é o da pré-autorização. Procurei no JSON do pedido o segundo NSU citado e não consegui. Poderia direcionar?!

Oi @anthony.jefferson, bom dia!

Então… O que ocorre é que esse segundo NSU só é alterado no pedido depois que ele é capturado, o que eu imagino que esteja ocorrendo pelo que você descreveu é que os seus pedidos com status “Pronto para Manuseio” ainda não foram capturados.

Nesse caso, o recomendado é que depois que esses pedidos forem faturados o seu ERP faça um novo Get order para atualizar as informações desse pedido, e consequentemente o NSU dele.

Além disso, como citado neste tópico, usar o TID para fazer a identificação das transações também pode ser uma opção que atenda as necessidades da sua loja.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX