Dúvidas Frequentes: Recebimento de emails transacionais

Olá pessoal, tudo bem?

Vejo que é uma questão bastante comum entre os usuários sobre o tema “Recebimento de e-mails transacionais”. Então através deste post venho compartilhar como você pode testar os seus e-mails transacionais e seus remetentes próprios, vamos lá!

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) trata-se de uma regra usada no envio de mensagens por caixas de e-mail. Basicamente, é um carteiro digital. Ele é o responsável para entregar os conteúdos dos e-mails aqui da VTEX para o e-mail dos clientes ou dos usuários da plataforma.

Algumas lojas possuem Remetentes próprios para enviar estes e-mails, você pode criar acessando o caminho "Configurações da loja → Templates de E-mail → Remetentes conforme o print abaixo:

Uma forma de testar o remetente é clicando no botão “Testar” e se der alguma mensagem de erro, já podemos previamente mapear que o remetente e já identificar algum erro.

Porém, a criação de um SMTP próprio, pode causar instabilidade no envio de e-mails, vale sempre conferir as informações que estão cadastradas neles. Caso algum e-mail não esteja chegando mesmo depois de um tempo, entre no template que está sendo testado e confira quem é o remetente dele, e se estiver com um diferente do padrão da VTEX (noreply@vtexcommerce.com.br) como o exemplo abaixo:

Se trocando o remetente e o e-mail chegar, problema resolvido! :tada:

Caso ficar alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar na thread :smile:

3 Likes

Fala @gustavo.eizono tranquilo?

Eu estou tentando cadastrar para um cliente através de 2 formas pelo SMTP ou usando o padrão VTEX.

Eu tentei o Método SMTP com dados do cliente.

Eu tentei também usar a versão de remetente tipo VTEX, mas também dá erro.

A cliente informa que não recebe nenhum email de verificação.

A suspeita que pode ser a configuração no servidor do cliente, provavelmente referente ao SPF.

Você teria alguma ideia do que pode ser?

Abs

Olá @estevao_santos, tudo bem?

Como precisaremos analisar com maior profundidade este tema para esta situação, e também, pois envolve nós buscarmos registros para o e-mail deste cliente, e entre outras informações sensíveis, poderia abrir um chamado para nós?

E no processo de abertura, pode referir qual o e-mail do cliente, qual o template que você está usando e outras informações para analisarmos com mais profundidade este assunto, por favor?

Obrigado!

1 Like

@gustavo.eizono abri aqui #974175

Se puder apoiar. Agradeço.