Dúvidas Frequentes: Reserva Travada | Como funciona a reserva?

Uma ferramenta crucial do módulo de Logística da VTEX é a Reserva de Inventário. Este recurso é ativado durante o processo de criação de um pedido, alterando a disponibilidade de um produto de forma que os itens comprados sejam separados do estoque total para a entrega do pedido e não possam ser vendidos em duplicidade.

Porém, é comum haver alguma confusão na funcionalidade da reserva, em especial em cenários no qual a reserva está “presa”, isto é, um produto está listado como reservado no estoque mesmo quando ele não deveria estar. Levando isso em conta, neste tópico descreveremos algumas informações sobre a Reserva e o que fazer em casos como esse.

Tipos de Status de Reserva

Antes de tudo, é importante levar em conta que as reservas podem ter 3 status diferentes e que elas devem passar pelos 3 ao longo do fluxo do pedido, na seguinte ordem:

  1. Durante a criação de um pedido, a reserva é criada com o status Autorizado.

  2. Após a aprovação do pagamento, a reserva muda para o status Confirmado.

  3. Após a mudança do status do pedido para “Preparando Entrega”, a reserva muda para o status Reconhecido.

Estes diferentes status podem ser visualizados dentro do Estoque, buscando pelo produto e clicando no número de reservas:

E levará em conta os seguintes passos do Fluxo de Pedido:

A forma de atuação, num cenário de uma reserva indevida, dependerá deste status, com diferentes ações podendo ser tomadas para cada um deles:

Reserva Autorizada

Se um produto tem reservas em status “Autorizado”, isso significa que os pedidos que estão causando esta reserva não tiveram o pagamento aprovado. Isso é comum em cenários de Pedidos Incompletos, que foram criados sem alguma informação necessária para sua finalização. Pedidos incompletos são comuns e temos um tutorial em nosso Help Center sobre o assunto, e nossa reserva leva tais pedidos em conta para sua operação: quando uma reserva é feita por um pedido incompleto, esta reserva será cancelada automaticamente após 11 dias corridos.

Porém, se você deseja limpar esta reserva antes deste período, isso pode ser feito manualmente via API, com o request Cancel Reservation.

Em um tópico anterior, linkado abaixo, você pode encontrar um tutorial completo de como utilizar esta API:

Reserva Confirmada

Como dito antes, uma reserva permanecerá no status “Confirmado” desde a aprovação do pagamento até o início do manuseio do pedido. Isso significa que uma reserva se manter neste status é extremamente raro, já que é um passo transitório, e geralmente ocorre devido a algum erro na gestão do fluxo de pedidos, em particular se um pedido foi entregue e faturado sem ser atualizado para o status “Preparando Entrega”, conforme o exemplo abaixo:

Neste caso, recomendamos que o pedido tenha seu manuseio ativado via API, com o request Start Handling Order para que a reserva mude para o status “Reconhecido.” Se isso não ocorrer, o cancelamento manual descrito antes também pode ser feito.

Reserva Reconhecida

O status “Reconhecido” é o status final das reservas e denota uma reserva cujo processo de entrega já foi iniciado. A principal confusão que pode ocorrer, quando se trata desta reserva, é que mesmo com a entrega finalizada e a atualização de um pedido para “Faturado” a reserva permanecerá ativa até a baixa de estoque ser feita manualmente. Isso ocorre porque a VTEX não realiza a baixa de estoque de nenhum produto, entendendo que a gestão do estoque deve ser feita pelo cliente diretamente ou via ERP.

Para limpar reservas com status “Reconhecido”, basta que o estoque seja atualizado pelo próprio admin ou por API com o request Update inventory by SKU and warehouse. É importante levar em conta que tal atualização removerá todas as reservas em status “Reconhecido” do produto em questão, então recomendamos atenção e que este processo seja feito apenas após o pedido estar Faturado.

Se quiser entender com mais detalhes cada passo do fluxo de reservas, em nosso Help Center temos o tópico Como a Reserva Funciona.

Por outro lado, se quiser saber mais sobre o fluxo de pedido, temos o tutorial Fluxo e status de Pedido.

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

2 Likes