Dúvidas sobre migração de HTTP para HTTPS

Olá, tenho duas dúvidas sobre a questão de migrar o site todo para HTTPS:

1. Devo excluir também o CNAME a seguir do meu site?

redirect.geek10.com.br CNAME www.geek10.com.br.opts-uri.redirect.center

2. Precismo migrar as subpastas também no CMS?

Por exemplo, tenho a páginas (http://www.geek10.com.br/institucional/quem-somos), devo alterar apenas a pasta "institucional" para HTTPS ou devo alterar também a pasta "quem somos"?

3. Ao migrar para HTTPS, conforme o tutorial, o sistema da Vtex já criará o redirect 301 das páginas do site de HTTP para HTTPS?

4. Ao finalizar os ajustes no site, realizar a alteração de DNS e enviado o formulário de contato para Vtex avisando que o DNS foi alterado, que garantias tenho que meu site não ficará fora do ar por dias uma vez que é prática comum a Vtex levar 10, 15, 20 dias para responderem um ticket?

@Marcos Magalhães​ o DNS REDIRECT não tem nenhuma ligação com https.

Todas as pastas devem estar no padrão https.

Se a pasta estiver marcada com HTTPS, sim o redirecionamento será feito!

O site não ficará fora do ar.

Só por desencargo de consciência, você seguiu essa documentação?

http://help.vtex.com/pt/tutorial/configurando-o-apontamento-de-dns-para-a-vtex

@Marcos Magalhães​ complementando as orientações do Nathan, existe uma API que permite você mudar todas as pastas para HTTPS, dá uma olhada: https://documenter.getpostman.com/view/487146/cms-change-uri-schema/77icNum

@Nathan Prestes​, ainda não fiz a alteração, mas a ideia é seguir a recomendação do link que enviou. Obrigado.

@Eduardo Gomes​, obrigado pela dica, vou dar uma olhada.

Fiz a alteração em uma página de teste (https://www.geek10.com.br/institucional/seja-nosso-fornecedor), o HTTPS funcionou e tudo mas, porém, ao olhar o código fonte da página a TAG Canonical continua apontando para a URL com HTTP. Pode ver em:

view-source:https://www.geek10.com.br/institucional/seja-nosso-fornecedor

Ficando assim: <link rel="canonical" href="http://www.geek10.com.br/institucional" />

Testei a home (por alguns minutos, já desfiz a alteração) e aconteceu o mesmo problema com o canonical.

O que fazer para resolver isso?

Pode ajudar @Nathan Prestes​ / @Eduardo Gomes​ ?

Bem, conforme meu comentário acima, acabei de perceber que a Vtex tem um grande bug em todas as páginas criadas manualmente.

Reparem que na página:

https://www.geek10.com.br/institucional/seja-nosso-fornecedor

O canonical vai para a página "/institucional" e não para "/institucional/seja-nosso-fornecedor".

O mesmo ocorre em todos os sites da plataforma que possuem páginas criadas pelo portal em 2 níveis, por exemplo, http://www.boticario.com.br/atendimento/entregas, veja que o canonical está para (http://www.boticario.com.br/atendimento).

Agora, quanto a página de produto, já atualizei faz 30 minutos, podem ver que está em HTTPS (https://www.geek10.com.br/placa-proibido-alienigenas-neste-local/p), mas a canonical ainda está para a página com HTTP (http://www.geek10.com.br/placa-proibido-alienigenas-neste-local/p).

E agora, será que vai atualizar? Ou tenho de fazer mais algum ajuste?

@Marcos Magalhães​ você pode inserir esse controle da VTEX:

<vtex.cmc:canonicalPage disable="true"/>

Para retirar a canonical nas páginas institucionais e se for o caso, adicionar um placeholder e realizar essa tarefa manualmente via html.

Sobre o canonical HTTP em páginas HTTPS eu testei por aqui em alguns clientes e todos eles estão corretos.

Você utiliza o novo CDN da vtex ou está apontando para o antigo? não sei se tem relação... @Augusto Garrucho​ ?

Opa @Nathan Prestes​ , ainda não atualizei o DNS, estou esperando o canonical funcionar na página de produtos, para poder alterar em todas as páginas e por fim alterar o DNS.

Já vai para umas 3h e nada da canonical alterar :(

Que bizarro.

@Augusto Garrucho​ pode dar uma luz?

@Juliana Andrade​, consegue me ajudar? Estou sendo prejudicado, pois o redirecionamento funcionou, mas o canonical não foi alterado, veja em: https://www.geek10.com.br/almofada-lado-geek-da-forca/p

Ainda com o problema e ninguém da Vtex me responde, meu site vai se ferrar no Google, porque uma página redireciona para a outra e a outra diz para o Google a desconsiderá-la e ninguém da um retorno, nem no fórum, nem no ticket, eu aqui desesperado e sem suporte algum.

Vão esperar eu perder todo o meu ranking no Google para responder? Pior investimento que fiz, pelo valor que pago aqui deveria no mínimo ter uma resposta. Pagava 10% do que pago aqui na outra plataforma e era 100x mais bem atendido!

@Marcos Magalhães​ por mais que o canonical esteja em http, ao entrar na página com http é feito um redirecionamento 301 para https. Sinceramente não sei se interfere no rankeamento.

Existe algum link que informa sobre isso?

@Nathan Prestes​

Tem problema sim, e muito!

Pois a HTTP é redirecionada via 301 (alteração definitiva de URL) para a HTTPS, e quando o Google bate na HTTPS é informado que qual página é uma "cópia" da versão HTTP. Tanto influencia que você não vê, por exemplo, a página 2, 3 4... de uma categoria ranqueando no Google, pois elas são consideradas "copias" da página "1" (original da categoria).

Falando de modo bem simples, a página HTTP está dizendo para o Google considerar apenas a HTTPS (via redirect 301) e a HTTPS está dizendo para o Google que ela NÃO deve ser considerada, pois é uma cópia da HTTP. Criando um loop infinito, onde nenhuma das duas terá uma boa relevância na busca.

Oi @Marcos Magalhães​ ,

Conseguiu resolver isso?