É possível aplicar tag canonical em URL de busca?

Bom dia pessoal,

Existem algumas URLs de busca de nosso ecommerce sendo enviadas pelo sitemap e indexadas. Isso está gerando conteúdo duplicado com as URLs reais.

Por isso, existe alguma forma de aplicarmos uma tag canonical na URL de busca, apontando para a URL real? Um exemplo de URL de busca: (https://www.casatema.com.br/montessoriano) e a URL real da mesma: (https://www.casatema.com.br/moveis/infantis/montessoriano)

Desde já agradeço,

Henrique - Consultor e Analista SEO

https://liveseo.com.br/

Sinceramente não sei, porém você tem acesso ao robots, isso já não lhe ajuda pelo menos a deixar de indexar uma página que não deseja?

Nathan, boa tarde!

Não é possível bloquear URLs de busca pelo robots.txt, tendo em vista que a mesma não possui nenhum parâmetro para realizar o bloqueio. Uma boa estratégia nesse caso seria realmente aplicar a tag canonical...

Sigo aguardando a resolução da minha dúvida inicial. Obrigado pela sua resposta! :)

Pensando na estrutura de páginas, as urls que informou por mais que para este cliente talvez faça sentido, na verdade são 2 urls distintas.

Em uma você está filtrando pela marca MONTESSORIANO.

Na outra você está em uma página de categoria + filtro de marca.

Nathan, na verdade não.

A URL (https://www.casatema.com.br/moveis/infantis/montessoriano) não é um filtro de marca. E sim, a URL principal que se refere à todos os móveis no método montessoriano. Enquanto isso, a URL (https://www.casatema.com.br/montessoriano) é uma URL de busca, gerada por algum parâmetro da Vtex e apresenta exatamente os mesmos produtos de sua URL principal (primeira citada).

Isso é um grande problema pois a URL de busca está gerando conteúdo duplicado, reduzindo a relevância de ambas as URLs aos olhos do Googlebot.

Por isso volto a insistir: Existe alguma maneira de aplicarmos uma tag canonical em URLs de busca, apontando para suas respectivas URLs válidas?

Aguardo uma resposta!

@Henrique Zampronio​ tenho uma hipótese, embora ainda não o tenha utilizado para canonicals.

Criar um placeholder no template de busca (exemplo: 'custom-metatags': https://i.imgur.com/SER99RN.png) e nele inserir o código necessário para transferir essa relevância. Nele, você segmentaria pelo campo 'keyword' com "montessoriano". https://i.imgur.com/3ohFvWj.png

@Nathan Prestes​ acha que funcionaria?

Eduardo, placeholder na página de busca com keyword eu sinceramente já tive muitos problemas para fazer funcionar.

Pode ser que funcione, mas só testando

Boa noite pessoal. A técnica com placeholder não funcionou para nós. Acreditamos que a Vtex cria URLs de busca quando essa busca é intensa no site. O problema é que quando esses URLs surgem, podem conflitar com conteúdo duplicado com os URLs que já existiam.

Dito isso, existe alguma outra forma de manipularmos as meta tags dos URLs de busca que vão surgindo?

Nesse cenário, não vejo outra saída a não ser via js custom.

Vou acompanhar o caso aqui para ver se surge alguma ideia.

Nós colocamos Noindex e Nofollow na pagina de busca para evitar conteúdo duplicado...

Mas isso gerou problema com os filtros, pois o filtros vtex, o canonical manda para um resultado de busca... isso é muito ruim na vtex e tem que pesar os prós e contras.

É absurdo esse "erro" no filtro, em uma plataforma como a Vtex.

Para resolver o problema de conteúdo duplicado e indicar corretamente a URL real, você pode aplicar a tag canonical na URL de busca, apontando para a URL real. A tag canonical é um elemento HTML que ajuda os mecanismos de busca a entender qual é a versão preferida de uma página quando existem várias versões similares disponíveis.

No seu exemplo, você pode adicionar a seguinte tag canonical na página de busca (Montessoriano – CasaTema):

Ao adicionar essa tag na página de busca, você está informando aos mecanismos de busca que a URL preferida e a versão principal é a URL real (Quarto Montesseriano: Compre Com Preço Baixo na Casatema!). Isso ajudará a evitar conteúdo duplicado e direcionará a relevância corretamente para a URL real.

Certifique-se de adicionar essa tag canonical apenas nas páginas de busca que possuem URLs diferentes, apontando para a versão real correspondente. Isso ajudará a consolidar a autoridade da página real nos mecanismos de busca e melhorar a indexação correta do seu conteúdo.