É possível fechar um pedido Sem Nota Fiscal?

Oi pessoal,
Tudo bem?

Estou atuando num caso onde o cliente possui um serviço de terceiro, por exemplo, um seguro. Porém o seguro não emite NF.

É possível fechar o pedido sem enviar a NF? Estou procurando algum documento que possa justificar a possibilidade ou não deste cenário. A ideia é faturar o pedido (mesmo que manualmente ou via ERP) sem passar o número da Nota.

Tenho quase certeza de que não é possível, mas gostaria de entender se alguém já tratou alguma exceção deste tipo.

Abs.

Estevão

1 Like

Olá @estevao_santos, tudo bem?

“Fechar o pedido” seria “completar o pedido” com o envio da “nota” sem a nota?

Considerando que a documentação da API Order invoice notification, fala que os campos obrigatórios são apenas “type, issuanceDate, invoiceNumber, invoiceValue e items”, não resolveria fazer uma requisição para este endpoint sem enviar o invoiceUrl e enviando o orderId como invoiceNumber?

Essa requisição completaria o pedido (sem precisar emitir e enviar a URL da nota) e no template do Order Invoiced poderia colocar uma validação no campo Destinatário para permitir imprimir o e-mail e disparar o template Order Invoiced apenas caso o invoiceNumber seja diferente do OrderId.

Abraços!

1 Like

Opa @andremiani de boas e por ai?

Isso mesmo. Seria faturar por completo.

Entendi. Ainda não tinha tentado esse cenário. Vou validar e te retorno aqui.

Eu tenho uma suspeita de que o invoiceNumber seja um empecilho alí. Mas vou testar por aqui.

Valeu por compartilhar.

Abs.

Oi @estevao_santos

Conforme dito pelo André, basta enviar o request de Order Invoice Notification (ou mesmo fazer o processo pelo admin) e utilizar um número genérico para a invoice. Você poderia por exemplo usar o sequenceId do pedido (o número de 6 dígitos que fica do lado do orderId) como base e adicionar um “-1” no final (ex: para um pedido com orderId 1268540501456-01 e sequenceId 501456, o invoiceId poderia ser 501456-1)

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

2 Likes