Email de avise-me está sendo enviado varias vezes

Pessoal, tudo bem?

Estamos com problema em uma conta que está disparando mais de 20 vezes para cara usuário os emails de avise-me quando o produto volta ao estoque, não encontrei nenhuma configuração que poderia testar ou algo do tipo, alguém tem alguma direção que eu possa testar por aqui?

O unico teste que consegui fazer por aqui, foi baixar a planilha, para ver se os cadastros estavam duplicados, mas não estão batendo com a quantidade de emails enviados, então não sei mais o que poderia testar.

Muito obrigado :slight_smile:

Oi @obrunodup!

Já vi casos pareceidos no passado e, no geral, existem duas causas que poderiam estar levando a este problema:

1- Problema com as configurações do trigger

Se o trigger for configurado incorretamente ou estiver duplicado dentro do master data, isso pode levar ao envio de múltiplos requests. Para validar isso, recomendo comparar as configurações com os passos de nossa documentação.

2- Customização limpando cache do checkout
Em alguns cenários que encontrei no passado, uma customização no checkout estava limpando o cache durante o fluxo do pedido, levando a geração de um novo session_id e um novo mac_id. Como estes dados são utilizados pelo Master Data para definir quando disparar um trigger, isso poderia levar a múltiplos e-mails porque o trigger está sendo disparado múltiplas vezes.

3- Trava no módulo de Master Data
Por fim, também vi cenários em que parte da informação do cliente não foi coletada corretamente pelo trigger, levando a uma falha em sua execução, e isso levou a uma duplicidade de envios quando o trigger finalmente conseguiu obter as informações necessárias. Se for este o caso, é necessário ação por parte do time de produto da VTEX.

Minha recomendação seria validar as configurações e customizações na ordem que passei e, se não encontrar nada que poderia estar causando o problema, abrir um ticket diretamente com o suporte. Eles terão mais visibilidades de logs internos e podem engajar o time de produto conforme necessário.

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

Fala @eduardo.luciano obrigado por salvar de novo haha, vc ta sempre aqui salvando!

Cara, o pior é que não temos trigger configurada, estamos utilizando o app Availability Notifier, e a única trigger que tem configurada la no DS esta desabilitada que é a que a loja usava no legado.

Vou abrir o chamado la no suporte mesmo, e ver o que consigo por la, mas mesmo assim, muito obrigado pelo retorno, quando resolver por la, passo por aqui pra explicar a solução.

Valeeeu

1 Like

Nossa @obrunodup, perdão! Vi seu tópico e por algum motivo entendi que era sobre carrinho abandonado. Desculpa pela confusão :sweat_smile:

Estou vendo do meu lado alguma informação sobre o e-mail de avise-me também, te aviso se encontrar algo específico!

Oi @obrunodup, tudo bem?

Salvo engano, já aconteceu comigo, porém no meu caso foram testes que fui fazendo de cadastros que não funcionaram, mas quando lancei uma major pra produção, disparou uma enxurrada e depois normalizou =/

Experimenta fazer um search documents pelo Master Data V2 para a entidade e schema “notify” para ver se encontra algum indício de duplicidade.

http://{{accountName}}.vtexcommercestable.com.br/api/dataentities/notify/search?_schema=notify&_fields=_all

No header da response vem a chave “REST-Content-Range” também tem o total de registros existentes.

Se quiser compartilhar o endereço de um produto sem estoque para eu me registrar para ajudar nos testes, conta comigo.

fala @andremiani.
Cara, eu testei aqui, baixei a planilha, e não confere com os emails salvos, e tipo, as reclamações estão vindo de clientes com a loja rodando mesmo.
Recebemos um sac agora de um cliente que recebeu o email 80x do mesmo produto do avise-me.
E no front estamos limitados aqui, não tem o que eu possa fazer.
Desativamos agora o template do avise-me, e vamos aguardar o retorno do chamado la pra ver.

Mas muito obrigado mesmo pela sugestão :facepunch:

Só pra trazer um retorno aqui, o chamado sobre esse problema não trouxe solução, e como foi um produto isolado com uma demanda muito alta, a recomendação foi aguardar para ver se em algum momento o cenário se repetia, então meio que não teve solução, só deixamos rolar.

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.