Erro 500 sobe a cada dia no Google Search Console

Olá

Estou com milhares de erros no google search console com o código 500, minha agência não passa uma posição conclusiva sobre isso.

Veja as URLS abaixo, é possível acessar as mesmas hoje, porém em algum momento elas retornam erro 500 para o google, qual o motivo? São 10234 erros até o momento, isso apresenta instabilidade no servidor da vtex ou erro de implementação de código?

URLS

http://www.acessoriosmotos.com.br/moto-pecas/escapamentos-e-ponteiras/escapamentos-esportivos/jeskap/Preto/1980/2000/2010/138?map=c,c,c,b,specificationFilter_22,specificationFilter_21,specificationFilter_21,specificationFilter_21,productClusterSearchableIds

http://www.acessoriosmotos.com.br/moto-pecas/escapamentos-e-ponteiras/2009/Indian/scout?PS=20↦=c,c,specificationFilter_21,specificationFilter_19,ft

http://www.acessoriosmotos.com.br/moto-pecas/escapamentos-e-ponteiras/escapamentos-esportivos/jeskap/Preto/1981/Mt%2003/2000?map=c,c,c,b,specificationFilter_22,specificationFilter_21,specificationFilter_20,specificationFilter_21

@Felipe Fontan​ Cara estou com o mesmo problema na minha loja se conseguir resolver também quero saber! Vou procurar uma solução também!

Bom dia, tenho também o mesmo problema, todas as urls do google search console com erro a princípio consigo acessar normalmente.

Também estamos com este mesmo problema na loja de um cliente.

@Augusto Garrucho​ @Danilo Juliani​ @Rodolfo Alves​ precisamos de uma solução para esta questão, temos chamado aberto.

Pessoal, a vtex me retornou que o peso real dos produtos estavam causando a subida dos erros 500 por aqui! Estavam com problemas, verifiquem nos produtos de vocês se o peso real está ok!

@Felipe Fontan​ @Alan Petry​ @Marco de Bem​

Tenho o mesmo problema há tempos, @luan siqueira​ , o peso real dos produtos está normal.

Verifiquei aqui e o peso real dos produtos com retorno 500 estão tudo ok também...

Estou com esse mesmo problema, já o tive antes, falaram que eram os pesos, arrumamos e a pagina voltou em 2 dias, porem o problema voltou novamente, analisamos produto por produto, estão todos corretos em relação ao peso, mas o problema continua, não sabemos o que fazer.

Caríssimos, alguma solução para este caso?

Na loja que sou responsável, a quantidade de URLs com problema não para de crescer, o cliente cobra uma solução (com razão) com urgência pois a queda de receita orgânica é notável.

@Augusto Garrucho​ @Danilo Juliani​ @Rodolfo Alves​

@Marco de Bem​ não vejo uma solução a curto prazo para isso, no entanto, acredito que podem verificar a possibilidade de reduzir essa quantidade de filtros na URL, o que está ocasionando o problema, não sei, através de coleção, enfim, teria que ver caso a caso.

@Marco de Bem​ @Isakc Moura​ @Alan Petry​ @Denis Voloski​ @luan siqueira​

Olá Pessoal,

Bom dia, acredito que vocês não saibam mas a direita da listagem de urls, diz a data que o problema foi encontrado.

A esquerda diz a url e existe a opção de marca como resolvido, caso você não marque como resolvido as urls não somem da lista.

Portanto é importante marcar como resolvido para que esse número diminua, visto que o erro é permanente na sua lista, mas não é permanente no seu site.

Outro ponto no caso em especial da Acessórios Motos, é que existem MUITOS filtros marcados nas suas urls, são 9 na primeira url que mandou.

Já marquei como resolvido diversas vezes, porem assim que o Google visita o site novamente, elas retornam. Além disso uso poucos filtros no site e tenho os mesmos problemas. Já abri chamado também, vamos aguardar.

@Rodrigo Dellacqua​ @Rodolfo Alves​ obrigado pelo posicionamento, mas não ajuda muito.

Meu cliente começou a ter problemas de erro 500 depois que a loja migrou para o novo domínio. A cada dia cresce a quantidade de erros 500, hoje já está em 71mil.

Portanto, marcar como resolvido é "enxugar gelo", os erros continuarão ocorrendo e aumentando.

Aguardamos uma solução efetiva da VTEX. Ticket 66126.

Obrigado.

A data foi atualizada depois que você marcou como resolvido? @Alan Petry​ caso contrário o Google não acatou sua marcação.

Consegue tentar novamente e ver se a data atualiza?

@Marco de Bem​ @Alan Petry​ @luan siqueira​ @Isakc Moura​ @Denis Voloski​

As urls estão com erro permanente? se não estão, basta marcar como resolvido, não é enxugar gelo.

Erro 500 quer dizer que é um erro temporário, erro 400 um erro permanente, essa é a definição do protocolo HTTP.

Ao encontrar um erro temporário o Google marca isso no seu relatório para que você atue em cima, marcando como resolvido para que ele volte a investigar sua URL.

Caso você não marque, o Google não volta na URL, isso é uma forma do Google não gastar dinheiro com sites que não tem manutenção, portanto caso você não atue na listagem dentro do Search Console, você estará prejudicando seu cliente. Caso você seja o responsável por essa manutenção, faça. Caso seja o seu cliente, passe essa informação a adiante.

Veja que a data de vocês todos estão coerentes, dia 1 de setembro, aonde coincidiu com a manutenção do banco de dados, listada na madrugada do dia 31 de agosto para 01 de setembro conforme http://status.vtex.com/

O processo é;

  • Verificar se as urls estão exibindo produtos, se sim, foi um erro temporário. Você pode fazer isso por amostragem, clicando em 5 a 10 urls na sua listagem.
  • Marcar como resolvido, caso contrário o erro ficará pra sempre, vide explicação acima. (Lembrem de marcar todos os itens, não apenas os itens da primeira página)
  • Repetir o processo para zerar a lista, as vezes são necessários fazer algumas vezes.

Apenas Caso exista alguma url com erro permanente, aí sim abrir chamado para entender o problema.

Olá @Rodrigo Dellacqua​ obrigado pela resposta! O que você falou realmente faz sentido, porém na prática a coisa muda.

Fiz o processo de marcar como corrigidas ontem (search console só me mostra as 1000 principais). Hoje elas voltaram, e aparecem 74mil, em vez de 71mil.

Vide anexo. Valeu.

@Augusto Garrucho​ @Danilo Juliani​ @Rodolfo Alves​

@Marco de Bem​

Você pode marcar 1mil produtos por página, e seguir todas as 74 páginas.

Só pra ficar claro, o número são as páginas aonde o Google encontrou erro e não foi marcado como resolvido ainda. Se não tiver atuação esse número tendo a crescer, pense como um backlog de coisas pra fazer.

Agora 74mil páginas com erro, é fora do padrão de qualquer um aqui nesse post, depois de fazer a atualização marcando eles como resolvido, faça o envio do sitemaps para o Search Console.

Não sei como foi seu processo de migração de domínio, mas se os erros começaram junto com a sua migração, como você falou, pode ser um indício de algo que você precisa investigar melhor, qual é o total de páginas no sitemap?

Obrigado mais uma vez @Rodrigo Dellacqua​ , prefiro seguir esta thread no chamado aberto. por falar nisso você tem acesso ao suporte da VTEX? Se você é do time do suporte, pode me auxiliar pelo chamado 66126, podemos te conceder acesso para analisar o search console do cliente. Obrigado!