Erro ao enviar produto para Mercado Livre: Atributos [MAIN_COLOR] e [COLOR]

Parece que o mercado livre fez alguma alteração nos nomes dos campos dos atributos e sem uma adaptação por parte da Vtex, não conseguiremos enviar produtos para o mercado livre, mesmo preenchendo corretamente a planilha de especificações e categorias.

A planilha de nossa loja ainda está com problemas devido às categorias do mercado livre serem totalmente diferentes de nossa loja, o que tem nos levado a ter que alterar as categorias da planilha sempre que formos subir um grupo de produtos de uma determinada categoria. Isso impactaria, por exemplo, se tiver que reenviar todos os produtos novamente para o mercado livre. (nem saberia por onde começar...)

Mas o problema agora é pior.

Segundo o link abaixo, o mercado livre está alterando o nome dos campos de atributos:

https://developers.mercadolibre.com/pt_br/estamos-introduzindo-mudancas-em-categorias-de-moda

Assim, precisamos que a Vtex reveja a adaptação da planilha de especificações para que possamos voltar a subir produtos para o mercado livre.

E precisamos com urgência, pois o black friday já está batendo na porta e o envio de novos anuncios está parado.

Abri o chamado #123135 há uma semana e não tive nenhum retorno ainda.

Aguardo breve retorno.

Grato!

Precisamos mesmo de adaptações da plataforma quanto as integrações do ML. Está muito complicado, porque os produtos dos meus clientes também vem ocorrendo vários erros na subida para o ML e ainda sem resolução.

Boa tarde @Guilherme Castro​ ! A respeito dos erros acima, você conseguiu encontrar a solução ? Se sim, pode me ajudar?

Oi @Ana Sodré​ ... Consegui, pois descobri que o MeliEspc para cor mudou de "Cor principal" para "Cor" e também que o mercado livre mudou o nome de algumas cores no atributo cor (além de retirar alguns e adicionar outros).

Explico melhor abaixo....

Na verdade acaba que preciso resolver manualmente para cada subida de produtos, pois a categorização que tenho no meu site são diferentes do mercado livre. Se sua categorização for identica, basta preencher a planilha uma vez e tudo será categorizado corretamente. Se não for (acredito que ninguem seja) a Vtex ainda não deu uma solução. Assim, se vou subir por exemplo, 6 modelos de tenis femininos adidas, eu preencho a planilha e subo. Depois se vou subir, 8 modelos de tenis masculino Nike, preciso alterar a planilha, pois no meu site tenho uma categoria de tenis que não depende da marca, como depende no mercado livre.

Em todo caso, segue abaixo como preencho a planilha:

1 - Acessar https://api.mercadolibre.com/sites/MLB/categories e navegar até a última categoria da árvore, conhecida como leaf. Anotar o código da categoria leaf que deseja subir seu produto. Utilize o botão expand all para ir abrindo todas as opções de cada sub-categoria, até chegar na leaf. Por exemplo, o código leaf da categoria "Calçados, Roupas e Bolsas"/"Sapatos"/"Botas"/"Outros Tipos"/"Masculino"/"Democrata" é o MLB184651.

2 - Acesse https://api.mercadolibre.com/categories/MLB184651/attributes para ver os atributos existentes no mercado livre, disponíveis para o código de categoria MLB184651. Para atributos de outras categorias, basta alterar o código da categoria que quer consultar no link. Como exemplo, vou utilizar a cor bordô, que aparece da seguinte forma: "id": "51998", "name": "Bordô". Nesse caso, a informação que interessa para preencher a planilha é a forma exata como esta escrito o nome da cor: Bordô.

3 - Preencher a planilha da seguinte forma:

image.png

Onde:

CategoryId: Código da categoria do seu produto na Vtex (consulte aqui: https://SUALOJA.myvtex.com/admin/Site/Categories.aspx)

MeliCategoryId: Código da categoria que deseja utilizar para o produto no mercado livre, conforme passo 1.

Type: Tipo de atributo no mercado livre. Para os que eu uso que são cor e tamanho, preencher com Variation.

VtexEspc: Nome, na Vtex, do atributo que vai mapear. No meu caso, o atributo cor na vtex é: COR.

MeliEspc: Nome do atributo no mercado livre. No meu caso são: Cor ou Tamanho.

VtexValue: Valor do atributo na Vtex. No meu caso, conforme exemplo, a minha cor na vtex está assim: BORDO.

value_id: Nome do atributo no mercado livre, conforme consultado no passo 2. Conforme exemplo: Bordô.

No meu caso, para cada categoria do meu site a planilha precisa ter uma linha para cada um dos atributos de cor e tamanho.

Espero ter ajudado.

Sds,

Guilherme

Bom dia @Guilherme Castro​ !! Muito obrigada por ter me retornado! Explicou mais do que todos os chamados que abri para a vtex ... Mas ainda assim, seguindo sua instruções existem alguns itens que persistem no erro ...

Faz ideia do pq ?

Já refiz o mapeamento de categorias, as cores ... Mas não adianta.

Talvez sera o caso de no campo VtexValue ( para a opção cores) colocar apenas uma cor? Os tamanhos também ... Colocar apenas um tamanho. Não sei se no seu caso o produtos tem esse tipo de variação.

Segue print do erro e de como preencho minha tabela. Sua imagem não veio anexar .. então acredito que o preenchimento seja o mesmo.

Obrigada mesmo por me ajudar!

Abs,

Ana

Mapeamento cor:

Erro:

Oi @Ana Sodré​ ...

Para que funcione, os campos VtexEspc e VtexValue precisam estar EXATAMENTE igual aos campos dentro das especificações do SKU. Veja no exemplo do meu site:

COR

Precisa colocar na tabela, exatamente conforme marquei acima em vermelho para o VtexEspc e em amarelo para o VtexValue.

Espero ter ajudado.

Sds,

Guilherme

@Guilherme Castro​ como eu chego até esse campo para ver todas as cores desta forma ??

Oi @Ana Sodré​ ...

Tem duas formas:

1 - Acesse seu catálogo de produtos em https://SUALOJA.myvtex.com/admin/Site/Produto.aspx, escolha um produto qualquer e clique em um SKU qualquer. Ao abrir, clique na aba Especificações e assim terá todas as opções disponíveis.

2 - Acesse suas categorias em https://SUALOJA.myvtex.com/admin/Site/Categories.aspx e depois clique na categoria pai (Categorias) que tem um sinal de menos (-) do lado. Assim, abrirá um menu do lado direito. Clique em Ações, depois em Campo (Sku). Assim terá o menu de criação e alteração de especificações. No seu item de cor, clique na seta para baixo no final da linha e depois em Valores. Assim terá sua lista de cores.

Espero ter ajudado.

Sds,

Guilherme

@Guilherme Castro​ você está me ajudando e muito!

Já tentei categoria por categoria ... não funcionou. Eu subi inúmeras planilhas mas parece que os produtos não atualizam ... Por exemplo: Um produto X foi inicialmente mapeado em uma categoria errada. Pela API peguei a categoria correta, no cadastro o número e a cor do produto estão corretos, porém ao subir a planilha de mapeamento, espero um tempinho e vou até a tela de integrações > produtos, busco pelo produto e ele continua lá, com o erro anterior, da categoria anterior errada. Ele simplesmente não atualiza!

Já mapeei todas as cores e tamanhos existentes, os skus estão preenchidos ... validei as categorias pela API, juntos com as cores e tamanhos .... nada funcionou. Subiram apenas dois produtos, mas não consigo enxergar como isso foi possível se cada categoria tem em média 50 skus.

@Ana Sodré​ ... você precisa forçar uma reindexacao completa após as correções, para que o bridge tente enviar novamente os produtos para o mercado livre. Se, ao enviar o mercado livre ler a planilha, que agora deve estar correta, os produtos subirão.

Caso não saiba como forçar a reindexação, recomendo esse artigo: https://help.vtex.com/tutorial/entendendo-a-manutencao-da-base-de-dados?locale=pt.

Muito cuidado com as opções disponíveis no link informado no artigo, pois pode te levar a perder todas as informações do site. Utilize apenas a função de "Agendar indexação completa".

Ainda assim, é bem demorada a reindexação, dependendo da quantidade de skus que possui no site.

Para um teste rápido, recomendo ir no bridge de produtos e forçar manualmente o sku que deu o erro de cor. Assim ele tentará enviar novamente, consultando a nova planilha que voce subiu. Dessa forma poderá saber em pouco tempo se funcionou ou não.

Espero ter ajudado.

Sds,

Guilherme