Estamos enfrentando um erro recorrente no fluxo de finalização de pedido (place order) que começou a aparecer a partir do dia 03 de junho deste ano. Antes disso, não tínhamos esse problema.
Exemplo de Operation ID:2c16b963-c99e-410b-9557-cd06e947d3b7
Importante: identificamos que esse erro está ocorrendo em accounts de lojas diferentes, não é algo restrito à uma conta. Isso sugere que pode ser um problema mais amplo, possivelmente relacionado a alguma mudança/release da VTEX ou de algum gateway/antifraude por volta dessa data.
Não encontrei o código CHK00357 documentado na página oficial de Checkout Error Codes, então não sei exatamente qual é a causa raiz.
Gostaria de entender:
O que exatamente significa esse código de erro;
Se houve alguma mudança/release da VTEX por volta do dia 03/06 que possa ter relação com isso;
Se mais alguém está passando pelo mesmo problema.
Já temos outros Operation IDs se precisarem para investigar internamente. Agradeço desde já qualquer ajuda!
Como o CHK00357 não aparece na documentação oficial do Checkout e fiquei curioso, abri um issue para o time da VTEX adicionar esse código e explicar o significado:
Acho que só alguém da VTEX para confirmar exatamente o que esse código representa.
Mas pela mensagem (“Transação negada”), minha impressão é que a requisição chega até a etapa de pagamento e a negativa acontece durante esse processo, mas é apenas uma hipótese.
No log da transação não aparece nenhuma informação adicional? Vale a pena verificar se existe algum padrão de carding, como muitas tentativas em sequência, repetição de cartões, repetição de endereço de compra ou qualquer outro comportamento que possa estar acionando alguma camada de segurança.
Fala, andremiani! Obrigado pelo retorno e por abrir a issue no GitHub, vai ajudar bastante.
Sobre os pontos que você levantou: o reCAPTCHA v3 já está implementado em todos os nossos clientes, então não parece ser esse o gatilho. Em relação ao gateway, temos casos com Pagar.me, mas também estamos vendo o erro em contas que usam outros gateways, então não parece ser algo específico de um provedor de pagamento.
Outro ponto importante: em alguns clientes, em determinados momentos, todos os pagamentos com cartão passam a falhar com esse mesmo erro, de forma generalizada, não são tentativas isoladas ou específicas de um comprador. Isso reforça que não parece ser um padrão de carding, já que afeta indistintamente todos os pagamentos naquele período.
Analisando o volume desse erro ao longo do tempo, notamos uma queda significativa a partir do dia 02/07, mas ele não desapareceu completamente, ainda seguimos vendo ocorrências pontuais depois dessa data.
Somando isso ao fato de estarmos vendo esse erro em várias accounts diferentes na VTEX, a hipótese que mais faz sentido pra nós é que seja algo mais amplo, ligado a alguma mudança/release da própria VTEX ou de alguma camada de segurança/antifraude compartilhada, e não uma configuração pontual de cada conta ou comportamento suspeito do comprador.
Vamos continuar acompanhando os logs para tentar entender essa variação, mas diante desse cenário ainda acho que vale a pena alguém da VTEX confirmar o que o CHK00357 realmente representa.