Estoque esgotado, devo desativar o produto ou não é necessário?

Boa tarde,

Minha dúvida é se o estoque de um produto esgotar devo ir no detalhe do produto e desativá-lo? Pois não tenho certeza se os produtos que não possuem estoque mas continuam ativos impactam na indexação dos produtos e também não sei se esses mesmo produtos, mesmo sem estoque, são enviados para os Marketplaces.

Obrigado.

Eu gosto de deixar tudo ativo.

Isso aumenta o número de links no site e não vejo como prejudicial enviar para o marketplace pq será enviado com estoque zerado.

Mas, se você quiser desativar, basta deixar o produto com a opção "exibir produto esgotado" desativado e irá parar de aparecer no site.

quanto a indexação, se você reparar no bridge, ele sempre acusa que nao enviou o sku porque está inativo. Como ele só tenta enviar se for indexado, então consequentemente eu imagino que a indexação tb execute os produtos inativos. @Guilherme Carniato​

Olá @Fabio Santos de Albuquerque​ fui verificar e pela que entendi na mensagem do log do produto os que estão inativos são deletados da fila de indexação, já os que não tem estoque ficam como invisíveis, agora não sei se esses produtos "invisíveis" prejudicam ou atrasam a indexação, mas de qualquer modo agradeço a ajuda.

@Augusto Garrucho​ @Juliana Andrade​ @Henrique Oliveira​ conseguem ajudar o @Guilherme Carniato​ ?

Oi, Guilherme!

Não há com o que se preocupar pelo indexador. Você pode pensar nessa ação como algo para a sua loja...

A indexação acontece produto a produto, e somente quando necessária - esgotar/reabastecer, alteração de dados cadastrados... Este artigo mostra exatamente este cenário: http://help.vtex.com/pt/tutorial/entendendo-o-funcionamento-da-indexacao

Sendo assim, ter ou não mais produtos ativos é indiferente, dado que são indexados sob demanda. Somente em uma reindexação de base é que haveria um volume grande de itens. Porém essa não é uma ação trivial e não deve ser realizada exceto exista um motivo claro.

E, de qualquer forma, os itens seriam indexados sem problemas, apenas haveria mais tempo para consumir toda a fila - o que também não é prejudicial.

Fora isso, após uma grande mudança de arquitetura, nosso indexador está extremamente mais ágil e escalável. A fila de indexação é consumida

Por fim, você pode inativar apenas produtos que não vai trabalhar mais, de forma alguma, tendo assim um catálogo mais limpo (filtrando por itens ativos quando for fazer algo nas diferentes partes do sistema da VTEX, aonde for possível).

Caso queira que um produto não seja exibido quando esgotado, o sistema tem a opção específica - "mostrar produto esgotado".

Se puder ajudar em algo mais, é só dizer. =)