Exibir preço dos produtos com desconto PIX no Minicart

Olá,

Realizamos algumas alterações em nossa loja para exibir os valores dos produtos na condição do PIX. O passo que seguimos foi atualizar a propriedade paymentSystemToCheckFirstInstallment no endpoint de /api/checkout/pvt/configuration/orderForm. Isso fez com que, todas as shelfs do site ficassem exibindo os meus produtos no valor PIX (com uma porcentagem X de desconto).

Para exemplificar:

  • O produto possui o valor de R$ 100,00 naturalmente, que é o que foi cadastrado na plataforma.
  • A condição do PIX adiciona mais 10% de desconto nesse valor, ou seja, o produto na minha shelf agora aparece como R$ 90,00.

E agora vem o problema:

  • Quando adiciono esse produto ao carrinho (utilizando o minicart.v2), ele aparece com o valor cheio, sem ter aplicado o valor pix. Ao fuçar um pouco em como o minicart é feito, ele possui um item chamado unitPrice, mas que também não tem muita flexibilidade pra exibir o mesmo valor como é feito no shelf (via installments).

Isso gera uma confusão para o usuário, pois ele adiciona um produto que está sendo exibido a R$ 90,00 e o minicart o exibe a R$ 100.

Qual seria a solução para que o meu minicart fique alinhado com os valores exibidos em minha shelf?

Ps: Estamos utilizando uma estrutura quase completamente formada pelos Blocks da VTEX.

Olá @Trackdev,

Dentro da sessão de paymentConfiguration da configuração de orderForm, existe um campo chamado defaultPaymentSystemToApplyOnUserOrderForm. Poderia tentar configurá-lo com as seguintes váriáveis?

"installment": {{installmentnumber}},
"paymentSystemId": "{{paymentSystemId}}"

Acredito que esta configuração resolverá seu problema. Ela basicamente define um meio de pagamento padrão para o Checkout e, se você configurá-la com o id do PIX, ele será selecionado no minicart e no checkout até que o cliente escolha outra forma de pagamento.

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

Fala @eduardo.luciano,

Eu realizei as modificações conforme comentou, mas um ponto nessa solução me deixou um pouco em dúvida. Não teria como modificarmos o minicart.v2 para sempre exibir o valor do PIX, independente se o usuário já chegou no processo de checkout e alterou o tipo do método de pagamento? Isso nos ajudaria a manter a consistência entre as informações antes de chegarem ao checkout.

Digo isso pois existe um grande bounce de possíveis clientes que entram na loja e, após modificarem o meio de pagamento no checkout e retornarem pra loja, verificarem que o preço do carrinho aumentou em 10% ~ 20%.

Um outro ponto foi, mesmo com essa configuração habilitada, vários clientes (que entram pela primeira vez no site) ainda não são impactados pelo valor PIX no minicart.v2 até que eles cheguem ao Checkout pelo menos uma única vez e retornem a loja, ai sim o minicart começa a exibir o valor com os descontos de acordo com o paymentSystemId.

Olá @Trackdev

Que estranho, esta configuração deveria justamente servir para que o PIX fosse sempre selecionado por padrão :thinking:

Atualmente, há alguma restrição de uso deste meio de pagamento?

Além disso, pelo seu comentário assumo que esta mudança já foi feita em ambiente público, correto? Se sim, você poderia compartilhar o link da loja? Assim posso dar uma olhada diretamente e verificar do meu lado o que poderia ser feito além da sugestão que já passei

Fala @eduardo.luciano,

Até onde sei, não tem nenhuma restrição neste meio de pagamento, até dei uma consultada no nosso painel e ele não tem nenhuma configuração adicional (nem no painel do fornecedor).

Exato, a mudança foi feita em ambiente público.

Claro, posso compartilhar sim: https://toptherm.com.br/