Existe alguma API para integrar os carrinhos abandonados para o ERP?

Olá pessoal, vocês conhecem alguma API para integrar os carrinhos abandonados no ERP?
Sei que as informações ficam salvas no Master Data, mas gostaria de integra-las.
Obrigada!

1 Like

Bom dia, Patricia

Eu desenvolvi uma integração do ERP da empresa com a VTEX, e para obter essa informação utilizei a API do MasterData v2, basicamente, eu consulto o documento dentro da entidade de clientes e lá eu pego o retorno do carrinho abandonado e do valor do carrinho. Após isso, com o retorno do carrinho, que vem informando as SKU’s e as quantidades, eu trato a resposta e envio isso no ERP como a equipe comercial deseja.

Em resumo:

  • Pego os dados do cliente e do carrinho via API do MasterData v2:

https://SUA_LOJA.vtexcommercestable.com.br/api/dataentities/SUA_ENTIDADE_DE_CLIENTES/search?_fields=email,corporateName,corporateDocument,rclastcart,rclastcartvalue&_where=rclastcart is not null

No exemplo acima, eu pedi o retorno de todo último carrinho abandonado dos meus clientes, onde o carrinho exista(não é nulo).

Meu retorno será algo assim:

{
“email”: “email@cliente.com”,
“corporateName”: “RAZAO SOCIAL DO CLIENTE”,
“corporateDocument”: “00.000.000/0000-00”,
“rclastcart”: “add?sku=34&qty=1&seller=1&sc=1”,
“rclastcartvalue”: 15696.0
},

Após isso, minha integração trata o rclastcart, extraindo os valores de SKU e quantidade, para importar para o ERP.
Claro que posteriormente existem as rotinas e filas de integração que vão trabalhar com essas verificações de tempo em tempo dentro do ecossistema da sua integração mas acredito que sua dúvida seja como “extrair” e não o “pós extração”.

Alguns links para te ajudar:

Espero que essas informações te ajudem de alguma forma.

4 Likes

Bom dia Diego, tudo bem? Obrigada pela ajuda!!
Show, ótima ideia!!

Tentei replicar em nossa loja, porém a chamada buscou apenas os dados do cliente e o valor do carrinho e demais infos sobre vieram como null… exemplo:
“tradeNamwe”:null;
“rclastcart”: null
“rclastcartvalue”: null
“rclastsession”: null

Você sabe se tem que habilitar alguma informação na Vtex, na aba de Data Entities, por exemplo, para liberar as informações dos carrinhos abandonados?
Agradeço a ajuda!

Patricia, só para confirmar… dentro da sua entidade de clientes, você já havia ativado para visualizar, como explicado aqui, o registro do carrinho abandonado?

Outra coisa, faça a chamada sem o atributo _where para ver se todos clientes estão nulo realmente, ou apenas alguns.

Oi Diego,
Sim, ativei na entidade de clientes, seguindo exatamente o link enviado. Até imaginei que faltasse algo que não estava no link. Em todo caso abri um chamado na Vtex, imagino que esteja faltando alguma configuração. (ou o tempo de ‘cancelamento’ do carrinho).

Sobre a chamada sem o atributo _where: na verdade esse teste foi sem o atributo. O teste com o _where apresentou um erro de “Cannot filter by private fields”.

Em todo caso, muito obrigada pela ajuda.

Sobre esse erro, certamente ele deve ser ocasionado por esse issue conhecido.
Nesse caso, dentro da sua entidade o campo rclastcart deve estar como TEXT.

Agora sobre tudo aparecer como NULL, realmente estranho, após o suporte responder seu ticket, por favor, nos informe aqui como foi a solução, para termos isso registrado na comunidade para um futuro caso.

@diego.bmzero , tentei seguir o que você escreveu, mas ao tentar fazer a chamada no MasterData passando _where=rclastcart is not null, o resultado é []
Quando passei _where=email=q@q.com (base de testes), o resultado foi

[
  {
    "email": "q@q.com",
    "document": "26205220563",
    "rclastcart": "965b0e52800547779cf461496b74745a",
    "rclastcartvalue": null,
    "rclastsessiondate": null
  }
]

Fiquei com duas dúvidas:

  1. Porque o rclastcart is not null não está funcionando?
  2. O valor do rclastcart não deveria ser no formato add?sku=34&qty=1&seller=1&sc=1 ao invés de 965b0e52800547779cf461496b74745a?

@patricia.haddad , conseguiu resolver as suas dúvidas?

1 Like

olá, Patricia, tudo bem? estamos revendo os tópicos mais relevantes/visitados da nossa comunidade e por isso, reabrimos sua pergunta, assim caso outros usuários tenham a mesma dúvida, é possível consultar a nossa resposta oficial!

Contribuindo para a discussão, criamos uma documentação interna aqui dentro da Community de como puxar as informações dos carrinhos abandonados:

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.