Google rebaixar baixa performance

Olá Pessoal!

Estive dando uma olhada nas políticas do google e ví que ele está para rebaixar lojas que não oferecerem uma experiência mobile extremamente rápida. No entanto devido as conexões no backend ví que a média de performance das lojas VTEX é de 15/100 (analise pelo google lighthouse ) e praticamente não há lojas funcionando como PWA na vtex.

Alguém saberia a vtex está fazendo alguma otimização para melhorar a performance das lojas ou implementar o PWA nativamente?

1 Like

Tacius este tema é bem polêmico, afinal a agência em conjunto com os lojistas que vão construir se a loja ficará mais pesada ou não.

Digo isso pois, tudo vai influenciar a loja ser leve ou não, desde uma funcionalidade complexa até a exibição de diversas prateleiras, banners, etc...

Claro, há muito o que melhorar para as lojas ficarem ainda mais rápidas quando se tratamos de carregamento d loja, sem levar em conta o front desenvolvido por alguma agência.

Gostei do tema, vou acompanhar :)

@Nathan Prestes​

Poisé, realmente é bem polemico. Principalmente pois a agência sempre diz que não dá para fazer e depois coloca a culpa na VTEX... como não sou desenvolvedor não tenho mto como dizer....

Mas acho bem complexo... Por exemplo acredito que funcionalidades como Lazy Loading devia que ser praticamente padrão, na vtex. Solicitei para a agência implementar isso pra mim, mas infelizmente não ficou muito bom e só conseguiram implementar nas vitrines....

Mas a maior preocupação mesmo é a seguinte. A partir do dia 28 de julho o google vai castigar o resultado das buscas mobile de sites que não estiverem abaixo da média de performance no resultado das buscas...

Como pode se ver nesse tópico aqui.

https://webmasters.googleblog.com/2018/01/using-page-speed-in-mobile-search.html?hl=pt-BR&utm_source=PSI&utm_medium=incoming-link&utm_campaign=PSI

E o detalhe aqui não é Velocidade, é Performance. Uma vez que a velocidade pode ser medida em KB/s já a performance é quantos segundos demora até a página estar minimamente responsiva e com a imagem acima da dobra carregada...

E nesse quesito os desenvolvedores me informaram que há alguns scripts da vtex que bloqueiam o carregamento, demorando mto para preencher esse quesito.

EXEMPLOS:

A PERFORMANCE DA LOJA SHOPFACIL É 1:

@Matheus Furtado​ E @Augusto Garrucho​ VCS CONSEGUEM NOS TRANQUILIZAR?

Grande Abraço Pessoal!

Acompanhando aqui pra saber mais, boa pergunta.

Seu código precisa ser revisto Tacius, pois não é normal ter uma pontuação tão baixa assim.

Demorar 28seg para carregar é um absurdo rs

Não vejo como a VTEX poderia ajudar você no seu caso, tendo em vista que a agencia faz todo o front, é claro que em alguns dos tópicos do Google realmente o front não consegue atualizar, como quantidade de scripts da plataforma, cache dos arquivos que são carregados dentro outros, mas de uma forma geral é o primeiro caso que vejo de uma loja ter nota 1.

Geralmente algo em torno de 15-30 no mobile é o mais comum... nunca peguei algo abaixo disso.