[GTM] Quantidades duplicadas nas Transações

Oi pessoal,
Estou com um problema com as transações de um cliente que usa VTEX.

Usamos o GTM para traquear os dados de vendas e temos o enhanced e-commerce ativo no Google Analytics.

Inicialmente, tínhamos Transações duplicadas aparecendo no Google Analytics. Criamos uma tag de evitar transações duplicadas usando código HTML e ela funcionou: não existem mais transações duplicadas.

Porém, as quantidades de produtos vendidos continuam aparecendo duplicadas. Nossa tag HTML de evitar transações duplicadas não possui nada relacionado às quantidades, mas sim apenas aos IDs das transações.

Alguém tem alguma ideia de como contornar este problema com as quantidades duplicadas?

Obrigado desde já,
Marcelo

Olá Marcelo, tudo bem?

São todos os produtos que aparecem duplicados?
Chegaram a confirmar que a quantidade está duplicada na tag do GA? Geralmente uso o plugin do GA do Google para analisar os dados que são enviados para o GA.

3 Likes

Olá Marcelo, não creio que a documentação vá resolver esse problema especificamente, mas vale compartilhar um material feito pela VTEX recentemente sobre GA: Divergência de transações VTEX - Google Analytics - Community and Ecosystem / Share your knowledge - VTEX Community

Sobre seu caso, não sei precisar, mas o que fiz em casos similares foi navegar com o GTM no Preview Mode, e investigar o console para tentar entender qual tag especificamente estava enviando a informação. Não é fácil, é um trabalho minucioso. Talvez você possa pausar algumas tags e testar hipóteses também.

2 Likes

Oi Saito!
Muito obrigado pela resposta!

Fizemos o preview no GTM e também utilizamos o plugin DataLayer Inspector Plus para analisar o data layer.

Notamos que há dois triggers sendo ativados.
Primeiramente um trigger chamado OrderPlaced que contém o evento nativo da VTEX OrderPlaced. Este trigger dispara a tag de evitar transações duplicadas e esta tag popula um novo evento chamado OrderPlacedFirstTime usando código HTML e controlando por IDs. Então há um segundo trigger sendo ativado, que contém este evento OrderPlacedFirstTime e este trigger é que dispara a nossa tag de transações.

Neste processo, o número de transações fica correto, não é duplicado. Mas aparentemente as quantidades são enviadas duas vezes devido à ativação dos dois triggers. :frowning:

Abs

2 Likes

Rapaz … acho que só debuggando na prática mesmo poderia ajudar mais.

De qualquer maneira, a tag de vocês está populando o campo transaction_id né?

Chegaram a montar um relatório customizado para ver “Metrics: Transactions” e “Dimensions: Transaction ID” para ver se a mesma transação aparece 2x?

Achei uma página que de repente gera alguma idéia para vocês.
Duplicate Transactions in Google Analytics and Google Analytics 4 Properties: The Check and Fix | Bounteous

2 Likes

Oi Sato, bom dia!

Chegamos a conferir o relatório Transactions ID x Transactions e realmente as transações não estão duplicadas… Apenas a quantidade de produtos está. Estranho, não é? hehe

Ainda não conseguimos descobrir o motivo de estar acontecendo isso.

1 Like

Obrigado Eduardo pelo retorno!

Chequei a documentação mas infelizmente eles apenas admitem a existência do problema, mas não sugerem uma solução.

2 Likes

Talvez essa apresentação que rolou no YouTube te ajude, @Marc:

Começa em (20:03) e se chama Disparo excessivo de hits para o Google Analytics (Rodrigo Araújo, Leonardo Pereira, Raphael Capeto, Igor Souza | Corebiz).

Pode ser que isso tenha sido resolvido nessa atualização:

1 Like

Tenho esse mesmo problema, já fiz a lógica de não disparar a tag mais de 1 vez baseado no id da transação mas mesmo assim a quantidade de itens é duplicada.

Até então nada de alguma solução para o problema, o jeito vai ter que pausar tudo por um período e vir debugando mais minuciosamente ainda.

Oi George e Thiago, obrigado por comentarem.

Thiago, conseguimos sim resolver o problema das quantidades duplicadas. Setamos a tag de transação como segue e funcionou.

(1/2)
image

George, você conseguiria informar se a variável correta para ser usada no campo Read data from variable deve ser ecommerce ou ecommerveV2? Pois o VTEX tem essas duas variáveis nativas que executam a mesma função e se não setar uma delas para leitura, o GA recebe quantidades dobradas.

Obrigado,
att.

1 Like

(2/2)

1 Like

Oi, Marc, tudo bem?
Estou enfrentado o mesmo problema por aqui.
Seguindo a doc do GTM, criei uma tag do Analytics para o processo todo (Google Analytics - Checkout and OrderPlaced), disparando a cada evento (cart, email, profile, shipping, payment e purchase).
Você separou os processos e criou uma só para Purchase?

Att,