Integração com Bling

Gostaria de ajuda para criação de url web service, Usuário Web Service e senha web service para integração da Vtex com o ERP Bling. Algumas páginas que pesquisei não estão mais disponíveis no Vtex help.

@Augusto Garrucho​ consegue me ajudar?

Olá @Fernando Buriham​ , basicamente para gerar o usuário e token para acessar as APIs da VTEX:

  1. fazer o login no admin da VTEX com o usuário principal da conta;
  2. acessar o License Manager
  3. depois terá que clicar em Contas
  4. clica na conta que deseja gerar a API Token
  5. procure a seção "Segurança"
  6. clique em Gerar appKey e appToken

Quanto as URLs dos serviços o melhor é consultar a documentação:

https://help.vtex.com/pt/tutorial/introducao-as-apis-vtex

http://help.vtex.com/developer-docs/

Oi, Fernando!

Para criar usuários com acesso ao webservice, siga este artigo: http://help.vtex.com/pt/faq/como-criar-usuario-webservice

Olá @Augusto Garrucho​ Bom dia!

Fazendo o seu procedimento, o usuário novo cadastrado quando tenta acessar o Admin da vtex, ele é redirecionado para loja da Vtex. o que fazer?

Olá, @Augusto Garrucho​ !

Primeiro, obrigado pelas dicas!

Ainda me restam algumas dúvidas, pois ao testar a integração no bling continua dando o erro "Problema na configuração. Problemas na comunicação com o Web Service"

Na imagem anexada, é possível ver os campos que são necessários preenchimento para que seja possível a integração.

No caso do usuário (abaixo da url da loja), qual deve ser? O usuário principal da Vtex, o usuário da bling ou o usuário webservice? Já tentei todos e não dá certo.

Em relação ao web service:

Preenchi conforme indicado nos artigos:

Url service: https://webservice-flaviamendescalcados.vtexcommerce.com.br/service.svc?wsdl

Usuário web service foi o que criei no license manager com o perfil de acesso webservice. Aqui entrei com o nome e não e-mail, está correto?.

Senha web service, senha criada na Vtex.

Poderia dar uma rápida olhada e verificar se tem algo errado? Obrigado pela ajuda!

integração

Oi, Ivan! O usuário criado tem acesso apenas ao webservice, não ao admin da loja. É uma questão de segurança; dar acesso somente ao necessário, dar acesso a tudo.

Fernando, boa tarde!

Essas dúvidas são todas pertinentes ao Bling, por se tratar de algo que eles que criaram e mantém. Não conhecemos os detalhes do produto deles.

Não vejo sentido no campo "URL da loja" nem ao campos "usuário" e "senha". Me parece que eles querem credenciais para acessar o seu admin.

Para fins de integração, o que faz sentido são os campos de token e chave, que são simplesmente um usuário com permissão para as rotas de integração, criado conforme este artigo: http://help.vtex.com/pt/faq/como-autenticar-na-api

Os campos de usuário/senha webservice também podem ser o mesmo usuário acima, bastando que tenham acesso ao perfil "webservice", como mencionado no artigo anterior.

Dúvidas adicionais, cabe verificar com o suporte do Bling, ok?

Abraços!

Olá, Garrucho, boa tarde!

Infelizmente tanto no suporte via telefone da Bling como no link https://manuais.bling.com.br/api/?item=integracao-com-vtex que diz como integrar com a Vtex, eles dizem que essas informações devem ser obtidas com o suporte Vtex (no vídeo minuto 0:56).

Uma dúvida final em relação a falha de comunicação que estou observando com o webservice, preciso gerar um novo app-token e app-key ou posso usar o que consta atualmente na minha conta?

Fernando,

Infelizmente a integração deles não seguem nossas premissas ou as melhores práticas para fornecer uma interface simples.

Atualmente, bastaria eles solicitarem: nome da conta VTEX, usuário para integração e sua senha.

Aí do lado da VTEX, bastaria que este usuário criado tenha acesso aos perfis de acesso corretos... Destes perfis, bastariam o "Webservice" e talvez OMS, Logistics e Pricing/RnB (estes outros dependem das APIs que eles implementaram na integração).

Minha sugestão é criar este usuário e preencher o mesmo e-mail/senha em todos campos.

@Augusto Garrucho​

Mas colocamos a disposição liberada a opção de cadastro de produtos e marcas, vendas e outros mais simples e de certa forma era para o usuário ter acesso a isso, ao invés de liberar o Admin Super, ou não?

Ivan, entendi. Se o usuário tem permissões suficientes, deveria acessar o admin da sua loja com sucesso sim.

Liberar o admin super nunca é correto, pois dará permissões demais.

Mas sua questão é sobre um usuário para o Bling? Pois ele eu entendo que realmente não deveria acessar o admin. Talvez valha tratar do seu assunto diretamente em outra questão, mantendo os assuntos separados.

De qualquer forma, veja se este usuário não tem nenhum perfil relativo a televendas. Há observações específicas sobre eles em nosso artigo de perfis de acesso: http://help.vtex.com/pt/tutorial/como-criar-perfil-de-acesso/

@Fernando Buriham​ Não sei se já conseguiu, mas passei pelo mesmo problema.

o url web service é assim:

https://webservice-NOMEDALOJA.vtexcommerce.com.br/service.svc?wsdl

Estou com o mesmo problema para integrar com o bling. Segui os passos acima, mas não está funcionando pra mim.ddddd

Por algum motivo agora foi. Obrigado mesmo assim.