Integração das transportadoras

Existe algum artigo na Vtex que explique o motivo da Vtex não ter integração por API com as transportadoras? Uma cliente está questionando, pois o site atual dela, ela tem TNT e a Total Express conectadas por API na plataforma XTECH. E tem a Frenet como Hub de frete. Ela não queria trabalhar por planilha, está achando muito trabalhoso ter que atualizar todas as faixas de cep, em cada planilha são mais de 2.000 linhas. Alguém já passou pelo menos problema? Como proceder?

@Meg Araujo​ Não sei se VTEX compartilha do mesmo posicionamento, porém eu diria que as razões são:

1) A existência destas integrações geraria para a VTEX a necessidade de uma manutenção constante, pois estas API's sofrem mudanças ocasionalmente;

2) Este tipo de comunicação está sujeito a eventuais quedas ou interrupções. Já trabalhei com plataforma Magento com integração com os Correios via Webservice, e ocasionalmente o sistema dos Correios fica fora do ar.

A depender da lógica da planilha, minha sugestão é criar um modelo no Excel em que você puxe as faixas de CEP, peso e valor a partir de uma aba à parte, e a planilha de frete fica 'dinâmica' com as alterações que você fizer. É algo trabalhoso, mas que pode orçar como um serviço à parte.

@Meg Araujo​ @Eduardo Gomes​ o que o Eduardo falou já seriam bons motivos.

O conceito é o mesmo do ERP. A VTEX fornece a API para quem quiser montar a integração. QUALQUER um pode montar.

Mas, os pontos são:

  • mais de 80% das lojas usam correios. O Correios tem a API lenta e as vezes fora do ar. Imagina no blackfriday?
  • Tendo planilha você integra QUALQUER transportadora. Tendo as integrações, irá integrar apenas as que tiverem integração.
  • É possível criar uma integração entre a transportadora e a VTEX. Assim não precisa de planilha. Inclusive estaremos liberando a Total e mais 1 ou 2 mês que vem no nosso sistema da XP Planilhas que é livre para uso.