Loja virtual + loja física

Bom dia,

Gostaria de saber quais funcionalidades vocês usam ou indicam para um melhor trabalho em conjunto da loja virtual e loja física.

Por exemplo, em nossas lojas físicas muitos clientes pedem orçamento de produtos e estes são feitos em papel, estamos pensando em utilizar a criação de lista para enviar estes orçamentos por e-mail e possibilitar a compra online, além de comissionar o vendedor por esta compra.

Também temos certa dificuldade em educar os vendedores a realizarem um cadastro saudável do cliente (com informação de e-mail correta, por ex.) pois muitos acham que vão "perder' estes clientes pra loja online, por isso estamos pensando em adotar uma prática comum no mercado de gerar um código individual para cada vendedor que ofereça alguma vantagem pro cliente no caso das compras online e que esse vendedor seja comissionado, para que se sinta a vontade em oferecer a possibilidade de compra online pro seu cliente.

Então gostaria da sugestão e experiência de vocês a respeito do assunto.

Obrigado desde já!

Eu gosto da ideia de comissionar o vendedor. Mas, nada fora do normal dele até para não incentivar tanto o cliente a ir para loja.

Afinal, já pensou se o vendedor vira para o cliente no balcão e diz: "compra na loja virtual que vc consegue 10%". Além da loja sair perdendo no valor, ainda corre o risco do cliente sair da loja e não entrar na loja virtual.

Então eu penso que o vendedor pode sim ter uma comissão para "não concorrer com o virtual". Mas, como comissiona-lo, como identificar que o cliente é do vendedor?

Vejo algumas opções:

  • cupom com o nome do vendedor
  • cluster (masterdata) identificando o vendedor do cliente. Nesse caso, o cadastro do cliente teria que ser feito antes da compra.Ou nao, depende do planejamento. Todas as compras que esse cliente fizer, o vendedor ganhará independente da identificação de um cupom.

Uma outra forma é você criar uma UTM para cada vendedor e com isso conseguirá acompanhar visitas e pedidos gerados por cada link (vendedor) através do Analytics e OMS, com isso é possível uma comissão ao vendedor.