Migração Vtex CMS para Vtex.io

Boa tarde, aqui na empresa, estamos para começar o desenvolvimento da loja no vtex.io e gostaria de saber alguns cuidados que eu devo ter, por exemplo, se eu iniciar o projeto e linkar o workspace de desenvolvimento, corre algum risco da loja atual "quebrar"? e se quebrar é possível voltar a antiga loja no vtex cms? Basicamente é meu maior medo nesse momento, quebrar a versão atual antes da nova estar pronta!

Por algum motivo é bem difícil encontrar informações sobre a dinâmica de desenvolver uma loja IO enquanto se tem um site CMS.

Posso dizer que é tranquilo linkar apps no workspace dev, sem afetar a loja CMS. Essa parte é isolada. Vale lembrar que a maioria das configurações no admin não são. De cabeça, as que são isoladas ao workspace: (Menu CMS->)site editor, estilos e loja. Você consegue isolar parte do checkout se utilizar o app de Custom UI.

Para as pessoas que tem duvidas sobre trabalhar em uma loja IO enquanto se tem uma CMS:

Após várias trocas de tickets com a vtex, testes e desenvolvimento...

Existem duas editions, a edition-business e a edition-store. A business corresponde a uma loja trabalhando com CMS e a store a uma com IO. Se você tem uma loja CMS e quer desenvolver uma IO em paralelo, vai precisar criar um workspace e solicitar para a vtex alterar a edition para store, apenas do workspace que criou (aproveite e já crie um workspace em production e solicite a alteração de edition junto).

Dessa forma, seu workspace master vai continuar em edition-business com o site CMS funcionando, enquanto você pode trabalhar nos outros workspaces.

Nosso workspace master não tinha uma edition setada, se esse for o caso, a vtex pode setar como edition-business. Isso irá atualizar os apps da vtex, então converse bem para saber se irá afetar seu site atual.

2 Likes

Olá Huanderson! :grinning_face_with_smiling_eyes:
Estamos revendo os tópicos mais relevantes da nossa comunidade e, por isso, reabrimos a sua pergunta.

Ao fazer a migração para o IO, a customização do front é feita via Store Framework, que trazem outras funcionalidades como o Site Editor, ao contrário do módulo CMS. Portanto, ao migrar para o IO, automaticamente todas as customizações que foram feitas via CMS não serão mais refletidas na loja em produção, apenas o que estiver desenvolvido através do Store Framework. Caso não tenham nada desenvolvido ainda, pode sim haver quebra do seu front :confused:.

Para resolver isso, algumas lojas optam por criar uma outra account e migrar apenas esta para o IO ou criar um workspace de desenvolvimento e migrar apenas estes workspaces para o IO (o workspace vai “copiar” as configurações da account master, mas será um ambiente apenas para testes, e as modificações feitas por lá não causarão impacto na loja em produção). O workspace pode ser criado pela própria agência. :blush:

*Para criar workspaces, é necessário que você tenha instalado alguns componentes na máquina. Este passo a passo segue detalhado aqui:

Configurações básicas para desenvolver no VTEX IO

Sobre sua segunda dúvida, sim, é possível voltar a loja para sua versão anterior, neste caso precisaríamos apenas alterar sua edição para o Business Edition, que ela voltará a renderizar o código no CMS legado.

Por fim, a migração para o IO (tanto da account master, de uma account criada ou do workspace) deve ser feita internamente aqui na VTEX. Portanto, é necessário que você abra um chamado com nosso suporte:

Abrir chamados para o suporte VTEX

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto do VTEX IO também temos essas páginas:

Espero ter te ajudado! :nerd_face:

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.