Migrei para VTEX IO e o Google Analytics 4 parou de funcionar

Ola sou Carol, Migrei para VTEX IO e o Google Analytics 4 parou de funcionar ( porem no Analytics consigo acompanhar quando entram em finalizar a compra, os outros tráfegos não estão mais aparecendo.)
Tem alguma coisa a ver com a versão? preciso configurar novamente na vtex ou no tag manager?

Oi Carol, Bom dia!

Acredito que você já tenha instalado o google tag manager nos aplicativos do admin da VTEX, mas é bom verificar se ele esta atualizado para a versão nova, tem um passo a passo nesta documentação: Installing Google Tag Manager

E realmente precisa fazer uma nova configuração de tags para o GA4 dentro do GTM, pois a camada de dados é diferente, a VTEX disponibilizou uma documentação com um container modelo para você poder importar no seu GTM, veja a partir do “Step 1 - Setting up GA4 events” nessa doc: Setting up Google Tag Manager

Assim que você importar basta adicionar o id do seu fluxo do GA4 na variável “0. Add your measurement ID” do container e realizar alguns testes no tag assistant (uma extensão do navegador) para verificar se esta tudo disparando corretamente.

Lembrando que o GA4 demora em torno de um dia pra começar a mostrar os dados depois de configurado.

Qualquer dúvida pode contar comigo!

7 Likes

Vai precisar verificar as configurações na vtex

1 Like

Boa tarde Leidiane, joia, entendi!!! Vou seguir aqui com estes tutoriais! Se tiver alguma duvida mando mensagem novamente!

Agradeço a atenção

Leidiane, estou procurado o Google Tag Manager dentro do App store e nao tem, nao tem instalado também no site!
Este link que me passou como tutorial sera que serve para IO tb!?

Apenas dentro do checkout eu aqui que tem uma ligacao para o GTM. Mas devido a isto que ele so esta aparecendo na finalização de compra.

O que pode estar errado?

Carol, para lojas VTEX IO você precisa ter o aplicativo do google tag manager, deve ser por isso, que não estava mostrando as outras informações além da finalização de compra. Nessa doc tem um passo a passo completo Installing Google Tag Manager

Mas te mostrando numa loja que ja tenho instalado, ele aparece aqui no gerenciamento de aplicativos, entrando na LOJA DE APLICATIVOS você encontra para baixar e adicionar o código do seu container:

1 Like



O Lugar que aparece o Tag Manager é aqui na área de checkout !

Carol, Bom dia!!!

Entrei em contato com uma pessoa da VTEX e realmente o aplicativo não está disponível por algum motivo nesses últimos dias, não sabemos quando vai retornar.

Para instalar você teria que abrir um chamado diretamente com o suporte ou fazer via CLI se tiver algum desenvolvedor disponível na sua equipe.
Pelo comando:
vtex install vtex.google-tag-manager@3.x.

Se precisar de ajuda e tiver interesse, na Agência Método, sou da equipe que lida diretamente com as configurações e desafios pós-migração e otimização de plataformas. :smile:

2 Likes

Leidiane, obrigada novamente pelo retorno!
Estou com um desenvolvedor fazendo o trabalho, ele abriu o chamado ( de você for de dentro da VTEX e conseguir dar uma adiantada ai no chamado ! o numero é #934109 :wink: )
Vou salvar aqui a Agencia Método e assim que precisar falo com vocês!

Obrigada!

1 Like

Por nada Carol!

Depois que instalarem vai funcionar tudo corretamente, viu!

Até mais!

2 Likes