Não ativar produtos sem estoque

Gostaria de uma instrução, pois tenho em meu painel vtex produtos com status ATIVO (COM FOTO, PREÇO…) porém alguns sem estoque. Com isso, ao integrar a loja com um mktplace parceiro VTEX, está exibindo os produtos ativos mas que não tem estoque. Como fazer para inativar em massa produtos sem estoque mesmo que tenha foto ok

Olá, @PAOLA1!

Um produto só é inativado quando todos os seus SKUS estão inativos.

Hoje, não temos uma regra/configuração para que quando um SKU zere de saldo, automaticamente passe para o status de inativo na plataforma, uma vez que os requisitos para que um SKU esteja ativo são diversos:

Mesmo estando ativo, cada produto possui uma configuração disponível (Mostrar produto esgotado) que permite com que ele apareça ou não na sua loja quando estiver esgotado.

0403_3

Você pode realizar essa alteração em massa via planilha:

Ou através da API Update Product, definindo, em ambos os cenários, o parâmetro ShowWithoutStock (booleano) em true ou false.

No seu cenário atual, este workaround faz sentido? Continuo à disposição!

William Oliveira
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

Olá Willian, como vai? Na verdade estas regras funcionam para meu site mas no do meu parceiro não, porque lá a regra é mostrar produto ativo, se não tem estoque fica como indisponível. Não posso deixar produtos sendo exibidos nem como indisponível, ideal seria controlar o ATIVO e INATIVO. Nesta caso consigo inativar pela planilha de estoque? Aquela que exporto no logistics. Pq aí faria em massa todos os produtos com estoque 0 para ficarem como inativo. Teria como desta forma?

Ah, entendido, @PAOLA1!

Para que o SKU seja inativado no parceiro, é necessário que essa configuração seja realizada no marketplace, entrando em contato diretamente com eles para entender o processo específico da plataforma e se é possível uma inativação em massa, por exemplo.

Isso ocorre porque, a partir do momento que o SKU é ativado no marketplace, o SKU passa a ser do catálogo do marketplace, com os seus próprios códigos e referências. É como se o produto fosse do marketplace e nós “alimentássemos” as informações de preço e estoque desse produto.

Temos um artigo no VTEX Helper sobre casos assim:

Qualquer dúvida, continuo por aqui!

William Oliveira

Bom dia Willian, como vai? Falei com o parceiro e ele me passou que eu devo inativar os produtos em meu site, infelizmente ele não tem esta regra de negócio. Sendo assim, tenho como inativar os produtos sem estoque usando o relatório do estoque? Onde tem yes ou no ou não é nesta coluna?

Oi Paola! Tudo bem?

Contribuindo aqui com os meus :coin: :coin:… Paola, você tem recebido pedidos vindos de marketplaces de produtos sem estoque? Pergunto isso, porque o comportamento esperado é que ao zerar o estoque de um produto essa informação fosse enviada para o marketplace em questão e a sua loja não deveria receber mais pedidos referentes a esse produto.

Complementando aqui as informações trazidas pelo @william.oliveira, o que eu imagino que pode estar acontecendo é um atraso no envio dessas informações para esses marketplaces, nesse cenário, a gente costuma recomendar que seja feita uma reindexação de base conforme essa documentação aqui na opção “Agendar reindexação Completa”:

Normalmente, essa reindexação já é capaz de atualizar essa informação e impedir que pedidos de produtos sem estoque sejam gerados.

Caso você queira desativar esses produtos massivamente, a melhor opção seria fazer isso via API Update Product como o @william.oliveira citou. Infelizmente não é possível fazer isso diretamente pela planilha de estoque.

1 Like

Boa tarde Karina, como vai? Não, a atualização com o mktplace está ok. OLá está mostrando produtos sem estoque mas como indisponível, não chega produto pq está indisponível. O que me atrapalha é que muitos produtos que estão sem estoque/indisponíveis estão com foto e algumas delas tem direitos de imagem, então por isso não podemos deixar exibir produtos sem estoque, pq na VTEX a regra de manter ativo, dentre outras, é ter foto. Eu precisaria mesmo manter como INATIVO produtos sem estoque, é a única coisa que me resolve junto ao mktplace , pq no meu site já coloquei a opção de não exibir no site, mas como tem foto, está ativa e mostra no mktplace. Este é o problema, mostrar no site parceiro produtos sem estoque e que preciso inativar em massa pq são muitos

Olá, @PAOLA1!

De fato, não temos uma regra/configuração para que quando um SKU zere de saldo, automaticamente passe para o status de inativo na plataforma

Quando o SKU já está ativo no Marketplace, ele passa a ser do catálogo do marketplace e não conseguimos inativá-lo através da VTEX, apenas “alimentamos” informações como preço e estoque.

A @KarinaMota trouxe uma visão muito interessante sobre a inativação dos produtos por API e a reindexação da base. Acredito que é uma alternativa válida, em especial para que vocês façam uma revisão e inativem os SKUs que não pretendem comercializar no médio e longo prazo, por exemplo, no cenário de produtos fora de linha e/ou sem previsão de reposição de estoque.

Mas no caso dos itens que estão sendo comercializados e ocasionalmente possuem estoque, o mais recomendado é que você consulte o Marketplace para entender quais as regras de exibição que eles possuem para produtos com estoque zerado, uma vez que essa informação é fornecida a eles.

William Oliveira