Nossa loja vai entrar em período de recesso. Como posso configurar meu módulo de fretes para que o tempo de entrega respeite nosso recesso?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, vocês conseguirão entender sobre como os períodos de entrega de pedidos realizados por seus clientes durante um recesso da empresa, pode respeitar a folga de vocês, concedendo ao cliente uma estimativa de entrega para data posterior ao recesso.

Neste cenário, aconselho fortemente que essa estratégia seja implantada em sua loja com antecedência, pois demandará uma customização ou estratégia de comunicação no front da loja, de forma a alinhar com as pessoas consumidoras sobre o período de paralisação das atividades do time de logística do negócio de vocês!

Então, de maneira resumida, a alternativa para este tipo de cenário é cadastrar o "recesso" da empresa como feriado da loja e, após isso, abrir a configuração de suas transportadoras marcando a opção "Transportadora não entrega aos finais de semana". Temos um tutorial que informa o passo a passo para isso. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Contudo, levantarei um ponto de atenção na adoção desta estratégia, pois no momento que você cadastra um feriado na plataforma, ela entende que os dias cadastrados neste feriado são dias não úteis, não sendo considerados no prazo estimado de entrega passado ao cliente após aprovação do pagamento. Perceba que em simulador de envio no seu admin, assim como no checkout de uma compra de cliente, é sempre mostrado um prazo de entrega de X dias úteis, não englobando os dias que não forem considerados úteis pela loja.

Neste caso, existem dois valores de período de entrega que são visualizados pelas pessoas que compram em sua loja: estimativa de entrega de X dias úteis (visualizada na simulação de frete, e quando o pedido é realizado), e previsão de entrega com uma data específica (visualizada no e-mail disparado à pessoa consumidora quando o pagamento é aprovado). Sendo assim, ao realizar o pedido, a pessoa visualiza uma estimativa de entrega de até 4 dias úteis - por exemplo, mas essa contagem será feita com base no calendário da loja.

Então, se estamos em 25/12/2022, e sua loja cadastrou um recesso de 7 dias, retornando às atividades úteis em 02/01/2023, a data de entrega que será disparada ao cliente quando seu pagamento for aprovado é 06/01/2023. Se o recesso não estivesse cadastrado, a data de entrega deste exemplo seria 29/12/2022. É uma baita diferença na expectativa da pessoa consumidora, não é?

Entendendo isso, podemos passar a pensar na necessidade dessa configuração ser, portanto, acompanhada de alguma comunicação via customização de front, ou até mesmo com algum banner no site, sinalizando que as entregas de pedidos realizados nesse período de recesso, começarão a ocorrer a partir do dia 02/01/2023, para que clientes que simulem o frete, entendam que aquela quantidade de "dias úteis" contará a partir do dia 02/01. Apesar de ser comunicada a data precisa após aprovação de pagamento, essa comunicação do recesso no checkout ou antes dele, evita certa "quebra de expectativas", certo?

Fez sentido? Espero que sim e que tenha ajudado! Abraços!