O pedido está incompleto, mas foi pago. Como prosseguir?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, comentarei sobre como gerir um pedido incompleto que teve pagamento aprovado em sua transação

Antes de mais nada, acho importante frisarmos que um pedido incompleto não possui workflow, ou seja, é como se ele não existisse, pois seu fluxo não pode caminhar até um faturamento ou cancelamento no painel de vendas. Dessa maneira, não será possível dar continuidade ao pedido, mesmo após ter sido averiguado que sua transação foi aprovada.

Para saber mais sobre como funcionam os pedidos incompletos, indico leitura deste HELP: Como funcionam os pedidos incompletos?

Infelizmente, não aconselhamos que o pedido incompleto seja seguido de qualquer maneira, principalmente entendendo o valor pago da transação como um "crédito" que será utilizado para gerar um novo pedido (por meio de um vale-compras, por exemplo). Isto acontece porque não temos controle sobre o comportamento de um pedido incompleto. Caso, por alguma inconsistência, ele venha a ser cancelado, a transação paga será cancelada em seguida, estornando o valor que fora pago e utilizado como crédito no vale-compras de um outro pedido. Sendo assim, o que indicamos é que a pessoa lojista siga da seguinte maneira:

O lojista deve montar todo o pedido do zero. Para tal, precisarão cancelar a transação com nossa API Cancel the transaction e gerar um novo pedido com uma nova transação, mas sempre alinhando com a pessoa cliente para evitar questionamentos sobre dupla cobrança, haja visto que com o cancelamento da transação inicial, o valor pago será estornado. Para este cenário, vocês podem montar o carrinho com os SKUs do pedido incompleto e deixar pronto para que a pessoa cliente apenas insira os dados do pagamento, com a utilização da funcionalidade de call center.

Espero ter ajudado, abraços!

2 Likes