Olá a todos! Alguém sabe como forçar a atualização da descrição de todos os produtos no Mercado Livre (ML)? Já tentei a reindexação da base e não funcionou...

Acontece que o ML passou a rejeitar descrições com HTML. Meus produtos estão indo com descrição vazia. Fui nas configurações do ML na Bridge e JÁ alterei o tipo da descrição de HTML para "PLAIN TEXT". Porém ele não atualiza as descrições dos produtos que já existem.

*Também* já tentei a reindexação da base. Mas os produtos no ML continuam sem descrição. Produtos *novos* estão indo corretamente.

A pergunta é: como faço pra "pedir" à VTEX pra reenviar (atualizar) o cadastro de todos os produtos no ML, de modo que ele atualize as descrições no ML com plain text?

Sua dúvida tem no FAQ, veja:

http://help.vtex.com/pt/faq/mercado-livre-faq

@Nathan Prestes​ Ali diz apenas que tenho que reindexar a base. Porém já fiz isso, e não funcionou... Ou estou passando batido em alguma coisa?

Para enviar a descrição do seu produto sem HTML para o Mercado Livre, sugerimos a seguinte alternativa:

1. Crie uma Especificação de Produto de tipo Texto Grande. Atente-se às configurações na criação deste novo campo para que estas novas informações criadas não sejam exibidas no seu site.
  2. No produto, preencha este campo com as informações da descrição do produto, sem as tags HTML.
  3. Insira no template do anúncio do Mercado Livre o valor da especificação criada, conforme orientado em nosso artigo, na seção Configuração do Template.
  4. Reindexe o produto na VTEX.

Você fez todos esses itens que constam na documentação?

@Nathan Prestes​, desculpe, mas porque eu teria todo esse trabalho se o envio da descrição *está* funcionando do jeito que está? Eu quero dizer que em produtos novos, o que está no campo descrição vai para o ML normalmente. Só que os produtos existentes não são atualizados, porque provavelmente a VTEX "não sabe" que tem que atualizar o cadastro no ML.

Essa sugestão, além de, aparentemente, ser desnecessária, irá requerer que eu mexa em todas as minhas centenas de produtos, um por um, que é justamente o que eu quero evitar.

Você não precisa fazer um por um.

Você consegue atualizar informações de CAMPO PRODUTO via planilha:

http://help.vtex.com/pt/tutorial/importando-e-exportando-especificacao-de-produto-e-sku

Bom, a VTEX não tem culpa que o ML passou a aceitar apenas descrição sem HTML, da mesma forma que a VTEX não pode simplesmente retirar o HTML da descrição do produto para enviar na forma que o ML aceita, pensando nisso, foi solicitado um CAMPO PRODUTO para "copiar e colar" a descrição sem HTML para envio ao marketplace.

Se quiser mais detalhes abra um chamado na VTEX, porém devo alertar de que está na documentação o passo a passo de como realizar, brigar com eles de que irá dar muito trabalho para realizar não faz muito sentido.

@Nathan Prestes​, talvez eu não tenha deixado claro. Minhas descrições não estão em HTML, não tem tag HTML, e não estou enviando como HTML para o Mercado Livre. Ainda não entendo o motivo para criar um outro campo pra isso. Vou colocar algumas telas pra esclarecer melhor.

Screen Shot 2018-04-20 at 08.45.24Screen Shot 2018-04-20 at 08.44.09

Olá @Wagner Landgraf​ ,

Existe algumas configurações de Templates que são necessárias quando há a alteração no tipo de descrição que será enviada ao ML.

Pois devido essa alteração, as vaiáveis antigas de quando eram enviadas via HTML são "redefinidas" já que não serão mais utilizadas!

Você precisa atualizar o seu template de descrição MercadoLivre, criando um novo template para Descrição do tipo plain/text , incluindo as novas variáveis e em seguida salvar!

A sua descrição não está sendo enviada atualmente, pois você não tem um template do tipo que mencionei (plain/text) configurada!

Espero ter ajudado.

Att,

Jader R.

@TI-Ecommerce Ecommerce​, obrigado pelo esclarecimento. Acho que esse é o caminho! Porém está um pouco confuso. Eu tenho um template "Bridge - Mercado Livre" no Message Center, que realmente está com tags HTML (veja imagem abaixo). Porém parece ser um template de e-mail, tenho até que colocar E-mail Title, Destinatário, etc.. É meio estranho, é isso mesmo? Não achei também opção de excluir/alterar o tipo do template. Também tentei criar um novo template qualquer mas ele sempre só me dá opção de criar template de e-mail. Obrigado mais uma vez!

Screen Shot 2018-04-20 at 10.35.14

Wagner, agora entendido o problema.

Bom está claro que no MESSAGE CENTER o template contém HTML.

Retire todo esse html e deixe apenas as tags:

{{DESCRICAO}} ou qualquer outra variável disponível no JSON lateral direito.

@Wagner Landgraf​ A aparência é de um template de e-mail mesmo (embora não seja esse a função dele rsrs).

Na parte de E-mail Title/Destinatário e etc não é necessário mexer ok!?

Unica coisa que irá precisar fazer é apagar toda essa parte abaixo do campo "Html*" e em seguida incluir as variáveis que deseja enviar.

Você pode consultar as variáveis que estão disponível à direita da tela no campo "JSON Data (Example)" conforme o @Nathan Prestes​ falou.

Mas ao meu ver o "padrão" necessário seria apenas as variáveis abaixo.:

1 - {{DESCRICAO}} - Variável que retorna a descrição do produto cadastrada na VTEX.

2 - {{#each ATRIBUTOS}} {{NOME}} – {{VALOR}} <br> {{/each}} - Variável que retorna

as especificações (CAMPO DO PRODUTO) Cadastradas na VTEX.

Desta forma, ficaria perfeito (ao meu ver), como pode observa no Preview abaixo.:

Screenshot_1

@Nathan Prestes​ e @TI-Ecommerce Ecommerce​, muito obrigado. Vou testar e dou retorno aqui. @TI-Ecommerce Ecommerce​, com relação ao item dos atributos, vc colocou uma tag <br> ali no meio, isso não vai causar problema pelo ML não usar HTML mais?

@Wagner Landgraf​ ,

Na verdade o MercadoLivre ainda utiliza Codigos HTML em sua pagina, porem como a descrição dos produtos iriam ficar muito "bagunçada" se fosse apenas texto corrido, eles abriram uma exceção, permitindo aos Sellers organizar suas descrições pelo código HTML<br>, que até onde sei é o único atualmente permitido pelo ML!

Att,

Jader R.

@TI-Ecommerce Ecommerce​, entendi, que bom.

Mas é o seguinte, ainda não funcionou não. Já mudei tudo, reindexei,mas não atualiza no ML. Talvez volte à minha primeira pergunta: como raios "forço" a VTEX a reatualizando todos os produtos no ML? Tudo bem que alterei o template, mas parece que a VTEX não atualiza o cadastro no ML de tudo... Lá nas atualizações da Bridge o log só mostra envio de produtos novos ao ML...

A quem interessar possa, o problema estava na reindexação. Pedi pra apagar o reindexador e depois pedi a reindexação, e aí sim, os produtos foram. Não tenho ideia do motivo disso (reindexação não funcionava), mas agora deu certo.