Olá existem alguma forma de subir as imagens dos produtos em lote na Vtex?

Olá boa tarde, existe alguma forma de subir imagens dos produtos em lote na VTEX, eu vi uma forma por planilha, porém existe o campo da URL, para preencher esse campo tenho de subir os produtos, posso subir tudo em lote na VTEX e depois preencher a Url na planilha ? como posso fazer ?

Obrigado.

Olá Janilton,

Geralmente a importação de produtos em massa é de fato feita via planilha ou API, com as imagens já tendo uma URL pré-existente (geralmente salva em uma base de dados do cliente).

Se suas imagens ainda não estão hospedadas em nenhum lugar, você pode fazer como comentou (subir as imagens para o Files Manager e utilizar a URL para subir via planilha) ou poderia utilizar o app Google Drive Import:

Acredito que com este app você conseguiria subir as imagens para uma pasta do Google Drive e, de lá, importá-las diretamente para a VTEX com mais facilidade.

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

Olá @eduardo.luciano , valeu pela dica,
umas dúvidas, vc sabe se essas imagens irão para a vtex ou só o link, e elas ficarão no google drive ?
a outra dúvida, eu vi que as imagens na VTEX existem um formato , queria saber se consigo mudar esse formato, exemplo nosso formato hoje é 193619-0373_1 - foto frente e 193619-0373_2 - foto verso, se existir a opção de alterar , sabe onde posso fazer ?

Obrigado.

Olá @Janilton, tudo bem?

Só fazendo um breve adendo ao que o @eduardo.luciano já mencionou, o quanto antes, mas vale muito a pena manter os dados do teu catálogo em algum ERP/WMS e ir integrando tudo por API com o tempo.

Mas realmente montar planilha pra VTEX na mão não é vida fácil não rss

Abraços e desejo uma boa sorte :slight_smile:

Opa @andremiani , maravilha, é um dia vamos conseguir integrar tudo com o ERP, no nosso caso é o Millennium, e as imagens para o e-commerce são bem grandes e nosso ERP não suporta, rssss, agora que a Stone comprou, vamos ver se melhoram, rsss

Valeu…

A documentação da API deles é pública? Teria o link?

Opa, sim, posso conseguir sim a documentação

@Janilton, sobre tuas dúvidas… segue minha contribuição para o tema:

  1. vc sabe se essas imagens irão para a vtex ou só o link, e elas ficarão no google drive?

Os arquivos de imagens são armazenados do lado da VTEX em seu formato original porém são convertidos em tempo real para WEBP quando requisitados ao servidor por navegadores compatíveis.

Porém como você comentou que as imagens são bem grandes, considere que a VTEX restringe o limite de tamanho de arquivo de mídia em 5 MB.

Outra dúvida, eu vi que as imagens na VTEX existem um formato , queria saber se consigo mudar esse formato, exemplo nosso formato hoje é 193619-0373_1 - foto frente e 193619-0373_2 - foto verso, se existir a opção de alterar , sabe onde posso fazer ?

Se subir para pelo File Manager do CMS, os arquivos terão o seguinte formato:

http://[ACCOUNT_NAME].vteximg.com.br/arquivos/ids/{ID}-{LARGURA}-{ALTURA}/{NOME_DA_IMAGEM}

Exemplo:

http://instoreqa.vteximg.com.br/arquivos/ids/155602-300-300/robo.jpg

Agora se subir pelo /admin/new-cms/media-gallery terão este outro formato, não importa o nome que você dê ao arquivo ele será alterado para um nome único:

https://lojabestoff.vtexassets.com/assets/vtex.file-manager-graphql/images/b1e46c84-8abe-4208-a51a-4be11601e320___19e0699a034514f27b57ca90b0215a2b.jpg

Outro caminho promissor seria criar um script bash que utilize a app nativa da VTEX Catalog Images App

A partir desta app, basicamente na teoria é criar um loop na pasta de imagens local que executaria o curl abaixo:

curl --location --request POST 'https://app.io.vtex.com/vtex.catalog-images/v0/{{accountName}}/{{workspace}}/images/save/{{fileName}}' \
--header 'VtexIdclientAutCookie:  {{token}}' \
--form '=@"{{filePath}}"'
  1. Analisar o response e caso seja 200 salvo o resultado em um arquivo para processar posteriormente, que teria o formato
{
    "id": "special-offer.png",
    "slug": "/assets/vtex.catalog-images/products/special-offer___782206cd73597a717ed67eba399167a6.png",
    "fullUrl": "https://myvtexaccountname.vtexassets.com/assets/vtex.catalog-images/products/special-offer___782206cd73597a717ed67eba399167a6.png"
}

  1. Converteria a planilha em um arquivo CSV e criaria outro bash para processar cada arquivo de retorno para completar o CSV usando a biblioteca awk para localizar a coluna dentro do CSV e preencher com o valor do arquivo de retorno.

Talvez funcione rss Se quiser ajuda, me chama no privado.

Recomendação

Como esta assunto de imagens é um tema sensível e muitas vezes impactam negativamente na performance da loja, vale muito a pena dar uma garimpada no help da VTEX para pesquisar bem sobre este tema das imagens, incluindo as publicações:

Olá @andremiani , boa tarde, acredito que irei fazer por app google drive import, e se tiver a opção de manter no drive ou enviar para a vtex irei dar uma estudada, pois hj está tudo na vtex, vc teria algum tutorial para executar esta tarefa ?

Obrigado.