O cenário mais simples é realizar isso direto por GTM.
Você pode criar um cookie onde grava o id da última transação e antes de enviar os dados para o Analytics validar se este cookie já foi gerado, ou seja, não deve reenviar os dados.
Se não tem o conhecimento técnico para isso, aconselho a entrar em contato com a agencia que implementou a sua loja
Olá Nathan!
Temos essa integração com o GTM, mas gostaríamos de alterar para a sugestão no link, usando as APIS da Vtex + Google Analytics.
Você poderia fornecer mais informações de quais APIs poderiam ser utilizadas?
Agradeço desde já!
Leia a documentação:
https://help.vtex.com/pt/tutorial/como-funciona-o-feed-v3-do-modulo-de-gerenciamento-de-pedidos--5SzSKee2f666YCoWkm0eQC
Você poderia fornecer mais informações?
Pelo que eu entendi, eu poderia consultar essa informação por API e enviar diretamente para o Google Analytics?
As informações estão todas na documentação Laura, ela é bem completa.
Basicamente com essa api você obtem qualquer pedido que cai na sua loja, dessa forma você pode encaminhar para o Analytics, mas aí sobre a documentação do Google vai ter que dar uma pesquisada
Olá, @laura.pereira, tudo bem?
Estamos revendo os tópicos mais relevantes/visitados da nossa comunidade e por isso, reabrimos sua pergunta, assim, caso outros usuários tenham a mesma dúvida, é possível consultar a nossa resposta oficial!
Num primeiro momento, gostaria apenas de revisar como se dá a coleta e armazenamento de dados por parte desta ferramenta externa: Google Analytics.
O Google Analytics coleta dados a partir do front-end. Isso pode gerar diversos comportamentos (conforme menciona nosso documentação sobre esse problema conhecido pelo time de Produto): dados não serão computados se o usuário tiver extensões de bloqueio de ads, ou serão computados de forma duplicada se o usuário acessar a página de orderPlaced mais de uma vez.
Sendo assim, é bem provável que, filtrando pelo relatório de transações do GA, vocês possam encontrar pedidos duplicados. É o caso de alguém que atualizou a página (F5) de pedido confirmado ou guardou ela pra voltar ali depois.
Pensando nisso, a única forma de garantir que o Google Analytics seja usado como ferramenta com valores exatos, é com alguma integração via API, onde os valores serão integrados entre os sistemas diretamente, sem depender do comportamento do front-end. As diferentes formas de computar os dados podem criar essas divergências. No cenário atual, o GA deve ser usado para visualizar tendências, comportamentos e dados com volume expressivo, mas não para administração de valores absolutos.
Como não é algo nativo VTEX, funcionaria como uma integração de backend (middleware) entre nossas APIs de pedidos, transações, ou quaisquer outras do nosso developers, e as APIs do Google Analytics.
Para acessar nosso developers e encontrar as documentações de nossas APIs, basta clicar aqui.
Espero ter ajudado, abraços.
This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.