Perda de qualidade de todas as imagens do site de repente!

Em todas as páginas. Talvez acessando assim a primeira vez você não tenha reparado mas as fotos todas perderam qualidade sem alteração da nossa parte, por exemplo nesta imagem: http://paulinhomotos.vteximg.com.br/arquivos/item3red.png

É mais fácil de notar no fundo vermelho como tudo ficou desfocado e sem qualidade, veja a fonte nessa imagem.

Não sabemos porque ficou assim, mas aconteceu depois da instabilidade.

E as novas fotos que nós enviamos para o site perdem qualidade na hora também... e agora?

@Marcos Silva​ Não consegui entender o motivo da baixa resolução, peço desculpas por não poder te ajudar.

@Augusto Garrucho​

@Nathan Prestes​

@Jonas Souza​ , @Augusto Garrucho​ e @Nathan Prestes​ acredito que com um print fique mais fácil entender.

Até ontem tudo que estava na plataforma era exibido exatamente como enxergamos após salvar a arte, mas hoje está tudo em baixa qualidade, e mesmo as coisas novas que estamos subindo.

Veja no exemplo abaixo, na esquerda é como aparece na plataforma, e na direita é como estava aparecendo ontem, que é com a mesma qualidade que o arquivo local antes de subir.

é nítida a diferença...

vtex

@Marcos Silva​ talvez a agência que implementou otimizou as imagens e subiu na plataforma.

Garanto que a VTEX não realiza essa otimização de qualidade.

Já que você tem a imagem original, basta subi-la novamente.

Abs,

Guilherme, boa tarde! Tudo bem?

De fato houve uma alteração na entrega de arquivos, aonde nos navegadores que suportam, estamos usando o formato WEBP. Isso foi feito de ontem para hoje.

Você pode ver mais sobre ele aqui: https://developers.google.com/speed/webp/

É uma redução de peso da página considerável, o que ganha a alegria do usuário por uma boa navegação e até um melhor rankeamento em SEO!

Mas a perda de qualidade não deveria ser algo notável - pelo menos não em tamanha escala. Não é adequado e estamos nesse momento trabalhando para melhorar.

Obrigado pelo seu post, que trouxe o cenário com muita clareza, essencial para entendermos o impacto sentido e o tipo de imagem que essa compressão não foi bem vinda. =)

Sentimos pelo transtorno, mas creia que é por uma boa causa! Em breve devemos ter melhores resultados com essa compressão.

Ah! Complemento que não há relação entre isso e instabilidades, e que as imagens que você enviou com qualidade nunca são perdidas - alterações na imagem são aplicados apenas na hora de fornecer o arquivo, sempre a partir da original.

Abraços!

@Augusto Garrucho​ tem algum help ou blog falando sobre essa mudança?

Ela ainda está ativa ou voltaram atrás?

Fabio, ainda não houve nenhuma comunicação relacionada. A mudança segue ativa, e ainda na segunda-feira esperamos melhorar o cenário.

Obrigado desde já @Augusto Garrucho​ pelo rápido e satisfatório retorno no assunto. Eu li um pouco sobre o artigo mas realmente houve essa perda sensível de qualidade.

Todas as imagens que enviamos ao site nós usamos geralmente PNG e passamos pelo site TinyPNG que comprime o próprio formato PNG em até 70% em alguns casos, mas sempre bate mais do que os 26% prometidos pelo WEBP.

Talvez abordar a própria compressão do PNG seja uma alternativa, uma vez que nunca notamos perda de qualidade. Mas é só uma dica!

Ficaremos no aguardo das novidades no assunto mas ficamos mais tranquilos em saber que as imagens originais estão ok.

Obrigado e um forte abraço!

@Augusto Garrucho​ se souber de novidades nos avise, estou com um cliente que também passou por isso mas acreditei que ele que subiu a imagem em uma qualidade ruim. Irei alerta-lo também.

@Augusto Garrucho​

Alguma novidade?

Vanessa, segue a documentação atualizada:

http://lab.vtex.com/blog/compactacao-automatica-de-imagens-para-webp/

Bom dia! No meu site a qualidade das imagens continua muito ruim,como posso fazer pra resolver? @Augusto Garrucho​

Obrigada!

Desculpe novamente o levantamento da questão, mas gostaria de pontuar algumas coisas.

1) como profissionais do mercado, continuamos achando insatisfatória a qualidade resultante da compactação para o formato WebP, perdendo-se nitidamente qualidade nas fontes e cores apresentadas nas imagens.

2) uma dica que passei acima foi a compactação do próprio PNG, que além de não comprometer a qualidade da imagem, ainda obtém melhores resultados do que este formato, chegando em alguns casos até 70% de redução do tamanho do arquivo. O site que utilizamos como referência para essa compactação é o TinyPNG.

3) fazendo os devidos testes de carregamento do site, para nós que já fazemos conversão e tratamento de imagens a conversão automática não reduziu nosso tempo de carregamento, mas reduziu bastante a qualidade.

4) ao que parece outras lojas estão passando pela mesma situação e entendemos que ao passo que somos uma comunidade devemos primar pelos melhores resultados para nosso principal ativo: nossos clientes, e claro que a apresentação do site e a qualidade das informações visuais impactam diretamente nesta questão, então torno a pedir encarecidamente que haja uma revisão dessa política de conversão automática de forma que seja, pelo menos, opcional dentro do painel. Acredito que outras lojas devem concordar.

Grato,

Guilherme Santos.

@Augusto Garrucho​ @Nathan Prestes​

@Marcos Silva​ concordo contigo que a perda de qualidade está notável.

Porém só para alinharmos eu sou um parceiro VTEX e não um funcionário, ok? :)

@Augusto Garrucho​ alguma notícia sobre? Alguns clientes começaram a reclamar da qualidade.

Outro ponto é que ao salvar a imagem, eu não consigo mais abri-la. Se essa funcionalidade for continuar, precisamos ter um padrão, ex:

nome do arquivo: imagem.png

arquivo original: imagem-original.png

Onde consigo a imagem na qualidade real para realizar backups ou fazer alterações em alguma imagem específica ou em um sprite por exemplo.

Olá, pessoal. Alguém sabe se a Vtex encontrou alguma solução para este problema? Estamos enfrentando o mesmo problema de perda de qualidade em todas as fotos do site.

Oi, Michelle!

Foi feita uma melhoria no sistema quanto à compactação em WEBP:

  • imagens originalmente em JPG são convertidas para o tipo WEBP lossy (com possível perdas de qualidade*)
  • imagens originalmente em PNG são convertidas para o tipo WEBP lossless (sem perdas)

*Buscamos o fator de compressão que apresentou o melhor custo/benefício entre peso da imagem vs. perda de qualidade.

Naturalmente, imagens sem perdas (lossless) interferem no tamanho final do arquivo, então quando PNG será mais pesado. Mas é um comportamento necessário para otimizar imagens que dependem de qualidade, como banners.

Lembro que o tamanho dos arquivos afetam bastante a performance de um site, levando a problemas de lentidão, e velocidade do site é diretamente relacionado à taxa de conversão. A conversão para WEBP é uma medida muito valiosa nesse sentido!

Michelle eu ainda tenho este problema. Garrucho, não entendi o processo que preciso realizar com uma foto de produto qualquer. Primeiro: eu tenho que salvar ela em PNG é isso? A partir daí, qual o passo a passo por favor cara? abs, obrigado Enviado do meu Samsung Mobile da Claro -------- Mensagem original --------De: VTEX Community Data: 07/08/18 17:38 (GMT-03:00) Para: gzdh@meiadeseda.com.br Assunto: Michelle Fontebasso respondeu: Perda de qualidade de todas as imagens do site de repente! @media only screen and (max-device-width: 480px) { html { -webkit-text-size-adjust: 100%; } table.container { width: 100% !important; } .hidden-for-mobile { display: none !important; } .callToAction, .callToAction td, .footer { font-size: 12px !important; } .button .text { font-size: 12px !important; } .defaultIndentation { width: 10 !important; } .text { font-size: 12px !important; } a.button { width: 96 !important; } a.buttonWide { width: 118 !important; } a.buttonAuto { padding-left:1em !important; padding-right:1em !important;} a.button, a.buttonWide, a.buttonAuto { height: 23 !important; line-height: 23px !important; border-radius: 4px !important; -webkit-border-radius: 4px !important; -moz-border-radius: 4px !important; } td.buttonWrapper { width: 98 !important; height: 23 !important; } img { display: inline !important; } .circle { border-radius: 50%; clip-path: circle(50px at center); } .square { border-radius: 10%; clip-path: circle(10px at center); } } @media only screen and (min-device-width: 600px) { table.container { width: 600px !important; } } @media screen { @font-face { font-family: 'Salesforce Sans'; font-style: normal; src: local('Salesforce Sans'), local('SalesforceSans'), url(https://community.vtex.com/fonts/SalesforceSans/SalesforceSans-Regular.woff) format('woff'); } } a, a:visited { color: #015BA7; text-decoration:none; } img { display: block; } .preheader { display: none !important; } table { border-collapse: collapse; mso-table-lspace: 0px; mso-table-rspace: 0px; } Olá, pessoal. Alguém sabe se a Vtex encontrou alguma solução para este problema? Estamos enfrentando o mesmo problema de perda de qualidade em todas as fotos do site. Michelle Fontebasso (Member) Olá, pessoal. Alguém sabe se a Vtex encontrou alguma solução para este problema? Estamos enfrentando o mesmo problema de perda de qualidade em todas as fotos do site. Exibir/responder ou responda a este email Publicação original Fellipe Anselmo Gemio (Paulinho Motos) fez uma pergunta. Sexta-feira, 11 de Agosto de 2017 17:39 Perda de qualidade de todas as imagens do site de repente! Boa tarde, Alguém poderia me ajudar? De repente todas as imagens do site ficaram com qualidade inferior, mesmo as novas que estamos subindo para o site estão com esse problema. Foi alterado alguma coisa na plataforma?Grato,Guilherme. 32 respostas mais antigas gustavo zaven der haroutiounian (Member) Olá pessoal, vejo que minhas fotos estão com menor qualidade também, mas sinceramente não sei se é a resolução que subi ou decorrente deste problema apresentado aqui. Como posso confirmar isto por favor? Assinatura_Email_090617 Sexta-feira, 1 de Dezembro de 2017 14:23 Fellipe Anselmo Gemio (Paulinho Motos) @gustavo zaven der haroutiounian (Member)​ boa tarde, abre a mesma URL da foto no Chrome e no Firefox e compara. Se no Firefox estiver melhor, então é decorrente da compactação que a Vtex está fazendo, pois ela funciona apenas no Chrome e IE, deixando a foto original no Mozilla. Abraços,Guilherme. Sexta-feira, 1 de Dezembro de 2017 16:15 Michelle Fontebasso (Member) Olá, pessoal. Alguém sabe se a Vtex encontrou alguma solução para este problema? Estamos enfrentando o mesmo problema de perda de qualidade em todas as fotos do site. Terça-feira, 7 de Agosto de 2018 20:38 Você está recebendo emails quando alguém "Fizer comentários a meu respeito." Para alterar ou desligar o email VTEX Community, fazer login como gzdh@meiadeseda.com.br. As notificações sobre essa publicação estão começando a incomodar? Responda a este email com a palavra " mute ". VTEX - The True Cloud Commerce™ Platform

@gustavo zaven der haroutiounian​ e @Michelle Fontebasso​ esse lance do webp já foi resolvido desde o ano passado... ou inicio do ano, não me lembro bem.

Enviem por favor os seus sites para que possa avaliar realmente o problema.

Olá Fabio, obrigado pelo retorno. O meu site é www.meiadeseda.com.br