Perda de qualidade de todas as imagens do site de repente!

Boa tarde,

Alguém poderia me ajudar? De repente todas as imagens do site ficaram com qualidade inferior, mesmo as novas que estamos subindo para o site estão com esse problema.

Foi alterado alguma coisa na plataforma?

Grato,

Guilherme.

Olá pessoal,

Alguma novidade quanto a este cenário?

Obrigado

Olá pessoal, bom dia

Temos mais um problema: A ferramenta da allin está com dificuldades em exibir as prateleiras de produtos dinamicamente nos email mkt.

Não renderiza a imagem nos apps de email. Por gentileza nos dê um feedback sobre, está muito ruim dessa forma :)

Olá,

Temos muitos clientes que estão reclamando da qualidade das imagens, posso citar alguns: Uatt, Honeybe, Labellamafia...

Entendo que a Vtex adotou o sistema de compactação de imagens para melhorar o carregamento das lojas, porém alguns sites o apelo visual influencia na venda e uma imagem de baixa qualidade atrapalha isso.

É como eu disse anteriormente @Augusto Garrucho​ , poderia ser considerada ativação e desativação opcional da compactação de imagens dentro do nosso painel.

Dessa forma as empresas que já fazem essa compactação manualmente (como nós por exemplo) continuariam fazendo dessa forma e para novos clientes a compactação pode vir ativada por padrão para auxiliar quem não faz esse trabalho ou não quer fazer de forma manual.

Uma melhoria em formato opcional é a solução ideal para o caso, ao nosso ver.

@Marcos Silva​ creio que a minha sugestão seja mais interessante.

Compactar por default as imagens, mas termos um link fixo para acessar as imagens sem compactação. Ex:

banner-principal.jpg -> Arquivo compactado;

banner-principal-original.jpg -> Arquivo original;

Dessa forma sempre poderia ser possível adicionar no placeholder tanto a versão compactada como a original :)

att,

É também uma ideia @Nathan Prestes​ mas pode trazer alguns problemas para quem não mexe com JS, CSS e HTML e depende das agências para fazer as alterações em tudo, mas é uma abordagem bacana também, melhor do que está hoje sem dúvidas, com a compactação obrigatória.

Nathan, sobre abrir imagens baixadas do site, temos a explicação e workaround neste artigo: http://help.vtex.com/pt/faq/por-que-nao-consigo-abrir-imagens-que-baixei-diretamente-do-meu-site

Sobre o problema da AllIn, não vejo ligação entre a compactação para WebP e a não exibição de imagens. O serivdor fornece as imagens em JPG ou WEBP conforme o header "Accept" na requisição HTTP. Navegadores e serviços que suportam WEBP especificam isso neste header.

---

Guilherme, a conversão para o formato traz ganhos simplesmente pelo algoritmo do WebP, independente de quanta compactação foi aplicada ao JPG ou PNG. O ponto de ser uma imagem já otimizada não é bem o caso, até porque sempre que a imagem entregue for numa dimensão diferente do que foi feito upload, o servidor VTEX vai pós-processar a imagem, não sendo válido ou necessário nenhum trabalho do lado da loja antes do upload - mas válido para não enviar uma imagem sem tratamento algum.

O assunto segue com a necessidade de um tunning na conversão.

Não entendi qual foi o desfecho desta questão. Minha loja também está enfrentando este problema. Já sabemos o que deve ser feito? Obrigado pessoal,

Pessoal,

Acho que seria válido uma confirmação por parte da VTEX,

1) A compactação será mantida pela VTEX mesma com a perda da qualidade? Há o que ser melhorado? (Nós investimos na qualidade das imagens, se a qualidade não se manter será um problema, acredito que de todos.)

2) O cliente VTEX tem a possibilidade de realizar a compactação em casa e não utilizar a da VTEX/WEBP?

3) Recebi a informação internamente que a compactação seria apenas para navegadores específicos, (leia-se chrome). É isso mesmo? Acredito que não faça sentido.

Grato.

Acredito que vá seguir desta forma visto que até documentação já tem sobre o assunto. Torno a dizer que esta atualização, por mais que "beneficie" quem ainda não faz o tratamento e compactação das imagens está afetando e bastante quem faz.

E digo não somente a questão estética de apresentação dos produtos mas também compromete todo o esforço realizado pelos nossos profissionais de marketing. É frustrante!

Lamentável que não seja opcional e sim obrigatório em uma plataforma deste porte.

Em minha opinião, a compactação só será vantajosa se:

1) for opcional

2) não reduzir tanto assim a qualidade das fotos

Para ilustrar, já citei acima que utilizamos o TinyPNG para compactar os arquivos PNG do site com redução de 60% de média no tamanho do arquivo e ZERO perda de qualidade. É realmente imperceptível.

Já o WEPB conforme a própria documentação fala reduz menos, cerca de 20, 25% de tamanho de arquivo em média e a perda de qualidade é sensível, gritante para ser mais claro.

É tanto descaso ao meu ver, que para obter a imagem original a gente tem que fazer gambiarra, conforme a documentação: http://help.vtex.com/pt/faq/por-que-nao-consigo-abrir-imagens-que-baixei-diretamente-do-meu-site

Recuperando imagens no formato original Atualmente, a melhor forma de recuperar uma imagem em JPG ou PNG sem que ela seja convertida para WebP é salvar o arquivo por meio do Firefox, que não é um browser compatível com o formato - não havendo conversão.

Ou seja, assim que o Firefox for compatível com o formato, vamos ter que recorrer a outra gambiarra para obter as imagens originais.

Novamente reitero, por favor Vtex, dar a devida atenção ao assunto.

Grato,

Guilherme Santos.

Boa tarde,

Seguimos no aguardo de uma posição. Como está não pode ficar. A qualidade está muito baixa!

Grato,

Guilherme Santos.

Bom dia, ainda aguardamos posição sobre a melhoria da compactação, torna-la opcional ou workaround para escolhermos qual imagem queremos utilizar, se compactada ou original no placeholder.

Seguiremos no aguardo.

Grato,

Guilherme Santos.

Pessoal, atualmente este é um comportamento que não pode ser contornado.

Temos expectativa de solucionar ainda neste mês.

Olá pessoal, vejo que minhas fotos estão com menor qualidade também, mas sinceramente não sei se é a resolução que subi ou decorrente deste problema apresentado aqui. Como posso confirmar isto por favor? Assinatura_Email_090617

@gustavo zaven der haroutiounian​ boa tarde, abre a mesma URL da foto no Chrome e no Firefox e compara.

Se no Firefox estiver melhor, então é decorrente da compactação que a Vtex está fazendo, pois ela funciona apenas no Chrome e IE, deixando a foto original no Mozilla.

Abraços,

Guilherme.

@Marcos Silva​ boa tarde!

Qual a loja?

@Jonas Souza​ www.paulinhomotos.com.br

Tudo ficou com baixa qualidade, desde logotipo a banners, etc e mesmo imagens novas não estão subindo como deveriam, fica com qualidade baixa...

@Marcos Silva​ isso acontece em alguma página especifica?

Acessei aqui e a qualidade está bastante boa.

Paulinho