[PERFORMANCE] Google Lighthouse + Lazy Loading

Olá pessoal

Dando uma olhada no Google Speed Insights, o google informa que a partir do dia 28/07/2018 ele vai começar a rebaixar nas pesquisas mobile os websites que estiverem com baixa performance mobile. Essa performance mobile que ele comenta são as notas no Google Lighthouse (chrome > F12 > Audits).

Nas análises que realizei, ví que em geral as lojas da VTEX tem uma pontuação extremamente baixa nestes testes ( media superior 25/100 e inferior 0/100).

Ao falar com os meus desenvolvedores, eles mencionaram que não há muito o que fazer (detalhe, minha loja tem performance 0; https://facilpersianas.com.br ; acho difícil que não se dê para fazer nada para otimizar )

Dúvida 1

A VTEX já se posicionou, ou abriu algum painel com sugestões e diretrizes para os desenvolvedores otimizarem o front?

Dúvida 2

Alguém já teve experiência ao otimizar uma loja VTEX, para compartilhar? Pelo que vi o mais importante é Incrementar Lazy Loading nas imagens, scripts e também otimizar os códigos para deixar o site interativo o mais rápido possível...

Grande Abraço a todos.

Muito obrigado!

@Augusto Garrucho​ ; @Matheus Furtado​ ; @Nathan Prestes​

Vocês sabem como que a VTEX está otimizando, ou que processos que ela está recomendando ser realizado para seus sites nao serem penalizados no proximo update do google (julho/2018). A pergunta decorre do fato da maioria dos desenvolvedores que conversei não saberem como que podem otimizar a página para melhorar a performance. (mesmo o lighthouse indicando os processos)

Tudo que ouço é, não conseguimos otimizar pois "a VTEX não deixa fazer isso "

Segue abaixo o artigo que me refiro:

https://webmasters.googleblog.com/2018/01/using-page-speed-in-mobile-search.html?hl=pt-BR&utm_source=PSI&utm_medium=incoming-link&utm_campaign=PSI

Grande Abraço!

@Fabio Santos de Albuquerque​ ; @Mateus Augusto Saggin​ ; @Juliana Andrade​

Pessoal, por acaso vocês sabem alguma coisa referente as otimizações de performance seguindo as recomendações do Google LightHouse?

Atenciosamente!

Aí é com o time VTEX para responder. Hoje a otimização dos scripts VTEX não é feita mesmo.

A única otimização que é feito é nas imagens:

http://help.vtex.com/pt/tutorial/compactacao-automatica-de-imagens

Existe este artigo também que pode lhe servir para melhorar a performance de sua loja:

http://help.vtex.com/pt/tutorial/melhorando-a-performance-de-imagens-do-site

abs,