Por que Categorias Similares não aparecem no SERP do Google?

Oi pessoal,
Bom dia.

Estou atuando num caso que é o seguinte:

1. Tem a estrutura de categoria padrão principal;
  2. Os produtos foram cadastrados nessas categorias principais;
  3. Posteriormente foram acrescentadas novas categorias e essas foram usadas para serem cadastradas como similar direto no produto para que o produto possa aparecer em várias outras categorias além da principal;

PROBLEMA ENCONTRADO
Notamos que ao validar o SERP essas categorias que estão como similares nos produtos não trazem a rota corretamente como última página.

Exemplo do SERP correto na categoria principal: site:https://www.meusite.com.br/todos-os-produtos/produto-principal

Exemplo do SERP com erro: site:https://www.meusite.com.br/todos-os-produtos/produto-misto mas ao pesquisar ele fica fica apenas como /todos-os-produtos, não mostrando a última página que deveria ser /produto-misto.

Existe algum problema no cadastro que pode ter relação com isso?

Validações feitas:

• Categorias ativas;
  • Marcado para aparecer no menu, como filtro, tem descrição, meta title, palavras similares;

NOTA
No sitemap ainda não foram incluídas essas categorias similares, ou seja, só estão as categorias principais.

Seria este o motivo do problema?

Se alguém tiver alguma ideia, agradeço.

At.te,
Estevão.

Boa tarde Estevão, tudo bem? Confesso que fiquei um pouco na dúvida se é o mesmo caso, mas vamos lá, se for acho que pode ajudar:

Já encontrei um problema parecido no passado, e a solução que encontrei foi adicionar ao menos um produto na categoria Produto Principal, por algum motivo (faz bastante tempo, confesso que não sei se isso foi corrigido), a categoria não renderizava se pelo menos um dos produtos estivesse com a categoria alocada como principal, e não como categoria similar.

Exemplo:
50 produto estavam cadastrados como categoria TAPETE (50 similares na TAPETE PARA SALA)
0 produtos estavam cadastrados como TAPETE PARA SALA

Ao mudar a categoria principal de um dos produtos, a categoria abaixo começou a renderizar normalmente.

1 Like

Fala @eduardolorenz tudo certo e por ai?

Obrigado por compartilhar.

Entendi. Mas não é este problema não. Os produtos estão todos na categoria principal e aparecem no front normalmente. As categorias, tanto principal como a que foi criada para atuar como similar, aparecem no front normalmente.

Obs.: eu usei o método de criar uma categoria “Normal” e só atrelar como similar no produto. Só mencionei pois tem como criar categoria similar originalmente.

O problema é no SERP no google que não encontra a página final quando a categoria buscada na ferramenta é a que foi atribuida como similar a um produto.

Abs,
Estevão.

Entendi, Estevão!

Você chegou a tentar indexar manualmente as categorias na SERP? Categorias fora do sitemap renderizam também, mas depender de links internos somente não é o mais eficaz nesse caso, então sugeriria adicionar no sitemap e tentar pedir indexação manual nesse caso, acredito que deva sanar o problema

1 Like

@eduardolorenz Este é um dos cenários que estou imaginando mesmo.

Como elas ainda não estão no Sitemap, pode ser que pro google não faz parte da estrutura e ele não consegue identificar como parte da árvore de categoria.

Estou programando isso para uma próxima sprint do projeto e daí confirmo aqui também.

Obrigado por enquanto.

1 Like

Oi pessoal,
Bom dia.

Voltando aqui para sinalizar que não funcionou alterando o Sitemap. Na verdade, o sitemap só foi atualizado por padrão já que antes realmente não tinha essas categorias similares.

Mas no Google não mudou nada.

Alguém teria alguma ideia ou realmente categorias similares não aparecem no SERP?

No aguardo,
Estevão.