Preciso evoluir minha loja. Qual a melhor escolha VTEX IO ou FastStore?

Nossa loja foi desenvolvida em CMS, e precisamos evoluir ela. Ainda temos um pouco de dúvida das diferenças entre a IO e a Fast Store e qual a melhor escolha.

1 Like

Oi André!

Vou trazer aqui um pouco de contexto sobre cada uma das versões, espero que isso te ajude!

O que é VTEX IO?

O VTEX IO é uma framework de desenvolvimento low-code, em nuvem, que ajuda a entregar soluções de negócios com mais rapidez. De lojas simples e prontas para PWA (Progressive Web App) a interfaces de administração personalizadas e aplicações de back- end, o VTEX IO oferece um conjunto de estruturas que permitem que você construa sua loja com rapidez e segurança.

A base do front-end do VTEX IO são componentes (aplicações) desenvolvidos em React e Tachyons (CSS funcional), além de ter recursos de desenvolvimento de back-end utilizando Node.js e GraphQL para chamada de recursos nativos VTEX ou externos.

A biblioteca do VTEX IO é composta por uma série de componentes prontos que são desenvolvidos pela VTEX e por suas agências parceiras, que podem ser customizados para atender as necessidades visuais e funcionais de uma loja, constantemente evoluídos. Diversos novos componentes são lançados frequentemente pela VTEX e por seus parceiros.

Vantagens do VTEX IO:

1. Performance - O tempo de carregamento para o usuário final é menor;

2. Maior flexibilidade de desenvolvimento para atender necessidades específicas de negócio;

3. Normalmente, tem um tempo de projeto mais curto, isso porque ele possui uma ampla biblioteca de componentes já prontos, criados pela VTEX ou pelo ecossistema. Esses componentes prontos podem ser adaptados para o estilo do cliente;

4. Mais segurança e controle, devido à possibilidade de desenvolver no mesmo código-fonte de maneira totalmente segura, utilizando Workspaces. A arquitetura do VTEX IO permite versionamento, atualização e rollback dos componentes e aplicativos;

5. Gestão de conteúdo amigável, isso porque para alterar um banner, um texto, ou até mesmo para
trocar um elemento de posição, o site editor do VTEX IO dispõe de maneira muito simples, com poucos cliques e com recurso drag-and-drop, um painel administrativo amigável;

6. Linguagem comum ao mercado de tecnologia e documentação abrangente;

7. Alavancar resultados nos principais buscadores (SEO) O VTEX IO possui recursos para gerenciar de forma simples elementos que vão ajudar a loja a obter melhores resultados no
Google, que é o principal buscador da web.

8. Aplicativo Nativo e VTEX Intelligent Search O VTEX IO gera nativamente um aplicativo web que pode ser instalado no smartphone do usuário e também uma engine de busca proprietária.

O que é o VTEX Faststore?

O FastStore é um toolkit de código aberto baseado em React e na arquitetura Jamstack, criado com foco no desempenho e feito para ser totalmente headless e composable. O Faststore é composto de: @faststore/core, @faststore/ui, @faststore/cli.

A versão Faststore foi projetada para ser flexível e funcionar com Next.js em React.

Vantagens do VTEX FastStore:

1. Possibilidade de máxima performance já que O VTEX Faststore utiliza o conceito de SSG (Static Site Generation) para criar as páginas da loja com antecedência, tornando a entrega do site mais rápida e eficiente em termos de recursos.

2. Front-end e back-end desacoplados;

3. CMS de conteúdo e componentes, o CMS Headless VTEX é uma interface no-code para
gerenciamento de conteúdo e componente. É possível fazer as modificações, agendamento e preview de conteúdo de páginas pelo painel administrativo. O CMS Headless é compatível com outros storefronts.

4. Tecnologia open source, desenvolvimento baseado em tecnologias de mercado React, GraphQL e Node. Por ser uma tecnologia de código aberto, os usuários podem ver todo o código sem restrições e ter acesso à documentação pública — das tecnologias e da VTEX.

5. Customização performática, a FastStore soluciona a necessidade de criar diversos aplicativos para desenvolver uma customização mais complexa. Com o controle do código dos componentes, é possível criar um componente completo sem necessitar de um novo repositório da VTEX.

6. Hospedagem integrada, projetos desenvolvidos com FastStore são hospedados dentro do WebOps da VTEX, uma plataforma otimizada com pipelines CI/CD para desempenho e qualidade do
código permitindo maior segurança, visibilidade e performance dos releases e integrado diretamente ao Github, facilitando a escalabilidade e autonomia do time de desenvolvimento

Observação: A versão VTEX FastStore ainda está em fase closed beta, sendo assim é necessário verificar se ela já está disponível para a sua loja, caso você opte por esta versão vale abrir um chamado com o nosso time para que eles possam checar para você.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

2 Likes

Olá, André
Tudo bem?

Conforme a Karina menciona, existem algumas diferenças e vantagens entre os sistemas IO e FastStore, fazendo com que ambos se destaquem por terem funcionalidades diferenciadas e avançadas.

O que acredito ser bem legal nesse caso, visando sanar sua dúvida de forma prática e objetiva, seria vocês olharem alguma loja que foi construída em IO e alguma que está em FastStore para buscar funcionalidades que mais se enquadre nas necessidades e demandas da sua loja.

Na resposta acima, temos as vantagens de cada uma, ambas são excelentes para alavancar e atualizar o seu e-commerce :wink:

Sucesso no novo projeto!
Abçs

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.