Preciso implementar um programa de Afiliados (no seu real contexto)

Olá pessoal, boa tarde!

Preciso implementar um progrma de afiliados na VTEX que remunere compras efetuadas através de links que possamos disponibilizar para parceiros (blogueiros, youtubers, influenciadores, revendedores de uma forma geral). O melhor seria se fosse pudessemos, ao invez de remunerar em tempo real, rastrear no OMS as vendas que foram feitas para um determinado afiliado, assim remunerá-lo após uma data de corte, já que o cliente pode cancelar a sua compra dentro do período estipulado por lei.

Há como configurarmos links na VTEX em que possamos rastrear as vendas pelo OMS? Existe alguma outra configuração ou forma de funcionamento na VTEX para este tipo de parceria?

Agradeço se alguém puder ajudar!

Boa tarde Luiz, tudo certo?

Hmmm… não é exatamente sua proposta, mas o que acha do uso de promoções com cupom e utm?

Desse modo, usuários acessando links específicos ou utilizando o cupom do afiliado em questão ganham um determinado desconto e os filtros do próprio OMS possibilitam a busca posterior pelos pedidos fechados.

Você então fecharia com seus parceiros o pagamento somente após os pedidos em questão entrarem em status faturado.

Em outras palavras:

1 - promoção com cupom e utm

2 - afiliado vende seu produto e comprador acessa via link com a utm, ganha desconto do afiliado e seu pedido agora é restreável como venda desse afiliado

3 - no seu período de fechamento de pedidos, você filtra no OMS e acerta com seu parceiro o valor.

Acha que cobre sua necessidade?

Alguns guias falando um pouco sobre utms: https://help.vtex.com/pt/tutorial/o-que-sao-utm-source-utm-campaign-e-utm-medium--2wTz7QJ8KUG6skGAoAQuii

Basicamente seu afiliado colocaria esse parâmetro no link dele e a navegação aplicaria a promoção que você configurou a promoção, por exemplo:

Minha Loja - Lojas Virtuais Profissionais → se acesso por esse link e minha loja tem uma promoção atrelada à essa utm, eu ganho o desconto e depois consigo filtrar no OMS por pedidos que aplicaram essa promoção!

Qualquer dúvida me avisa!

Att

2 Likes

Oi Zerebelo, beleza?

Eu gostaria de criar p link sem cupom de desconto, mas em alguns casos acho que será uma boa ideia.

Eu havia pensado já passar o link do produto escolhido para a parceria com a utm. FIz um teste aqui e funciona indo direto para o carrinho, mas eu preciso que vá primeiro para a página do produto, para que o cliente possa saber o que está comprando de fato. Assim, como exemplo, configuro o link com a utm = Parceria e acrescento ainda uma utm medium como Teste, para ter mais informações sobre o parceiro, daí pensando em ir direto para o carrinho o link ficaria algo do tipo:

https://www.fraldasdipano.com.br/checkout/cart/add?sku=239&qty=1&seller=1&redirect=true&sc=1&utm_source=Parceria&utm_medium=Teste

Porém, eu preciso que vá primeiro para a página do produto, só que não consegui fazer funcionar.

Opa, boa tarde Luiz!

Hmm… mesmo com a utm_source não funcionou na pdp?

Você teria um exemplo de url de pdp com a utm e uma promoção que eu possa testar?

Oi José, bom dia!

Acabei recebendo uma sugestão da VTEX para usar o gerador de URL do Google utilizando os mesmos dados que usei montando na mão, e funcionou. Era isso que eu precisava, usar os parametros de utm_source e utem_medium para trackear as vendas no OMS sem ter que criar cupons de desconto.

Mas a tua sugestão de criar cupons de desconto para trackear é uma saída também, é que no meu caso eu não queria gerar cupons.

1 Like

Ahh que interessante cara, boa saida!

Seria essa ferramenta do GA aqui? https://ga-dev-tools.web.app/campaign-url-builder/

Vou salvar para futuras recomendações!

Isso mesmo José! Funciona tranquilo! :slight_smile:

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.