Preciso que filtros de cor e tamanho apareçam em uma página

No meu site, a aba de novidades foi feita como coleção, o que a deixa com url nada amigável para o SEO e não traz os filtros de busca como cor, tamanho, etc. Porém preciso que esses filtros apareçam e que a url não seja uma busca. A justificativa que deram é quem em colções, a vtex puxa os automaticamente os últimos lançamentos e inclui na coleção, e também excluindo eles automaticamente 30 dias.
Preciso confirmar se realmente a coleção exclui produtos após 30 dias de cadastro da aba “novidades”, pois para o meu site não é vantajoso, já que subimos apenas 2 coleções por ano. E caso sim, qual seria a melhor solução: criar a categoria de novidades ou tenho outra opção?

Bom dia Fram, como vai?
Sobre os filtros, até onde eu sei, nenhuma página de coleção exibe filtros nativamente, apenas página de categorias e subcategorias exibem filtros nativamente na VTEX porém, eu acho que essa questão pode ser resolvida com uma customização por JS. sugiro que verifique a possibilidade com uma agencia.

Sobre a exclusão dos produtos dentro de uma coleção eu desconheço essa informação, sempre trabalho com coleções na minha loja e nunca passei por isso. Porém tem que ver como você criou a sua coleção com data de término ou não, nunca usei essa funcionalidade mas acredito que se eu especificar uma data de término, a coleção ou será inativada ou os produtos serão excluidos dela, não sei bem qual o mecanismo dessa funcionalidade mas imagino que tenha algo haver com o que vc ta relatando.

image

Se você tiver criando pelo CMS também tem lá essa opção de data:

Acredito que se você incluir especificamente os produtos que deseja que estejam nessa coleção sem configurar uma data de término a exclusão não irá acontecer.

E por último, sobre o seu relato do link que sempre aparece sendo uma busca, você pode criar links amigáveis para qualquer coleção no seu site. Não encontrei a documentação detalhada sobre isso, mas vou tentar te mostrar abaixo como que eu faço na minha loja.

Primeiro você vai no CMS da sua loja e vai criar uma pasta com o nome do link que deseja. Eu nunca uso espaço nem caracter especial, e na configuração dessa pasta eu preencho conforme print de tela abaixo:

Depois disso preciso criar um Layout pra essa pasta:

image

Para configurar esse layout vc precisa clicar sobre ele e depois preencher conforme abaixo atribuindo à pasta um template:

Se você não tiver um template específico para esse caso e esteja na dúvida em qual template utilizar, por se tratar de uma coleção, sugiro vc cadastrar o mesmo template utilizado na pasta de Departamento, por utilizar vitrine.

Feito isso eu salvo, espero um tempinho pra refletir as configurações e depois já vai estar funcionando. A URL sempre será o endereço do seu site/nome da pasta que vc criou.
Tentei te explicar na prática como eu faço aqui, mas se tiver uma dúvida mais profunda, sugiro que abra um ticket pedindo maiores informações sobre a criação de link amigável.

Espero ter ajudado um pouco.
Grande abraço!
Nath

4 Likes

Oi, Nath, tudo bem?

Muito obrigada por sua ajuda. Exemplos práticos são sempre bons pra quem está iniciando e sua resposta me deu um direcionamento gigante!

Agradeço infinitamente,
Beijos

2 Likes

Bom saber Fram, é sempre bom ajudar quando possível porque assim todo mundo acaba aprendendo junto. grande abraço!

1 Like