Produto sem estoque ou com estoque baixo

Olá a todos,

Tenho a seguinte situação:
Na minha loja ofereço a opção de orçamentos para os meus clientes, eles fazem a montagem de um kit de produtos e salva esse orçamento, eles podem salvar diretamente pelo nosso app custom ou quando estiverem no cart, nesse orçamento é exibido a quantidade de cada item, o sub total do orçamento, descontos de promoções, o valor total do orçamento bem como as formas de pagamento disponível com seus respectivos cálculos de desconto (pix e boleto) ou acréscimo de parcelamento (cartão de credito).

O problema:
O problema está quando tenho um item sem estoque ou com um estoque menor do que o solicitado.

  • Cenário 1 - Item sem estoque | estoque = 0
    Quando o produto não tem estoque a quantidade solicitada é mantida, mas o preço do produto não é incluído no orçamento, corrigir esse comportamento adicionando o valor dos produtos sem estoque ao valor total dos itens, mas surge outro problema o valor do frete para esse item não é calculado, e no meu caso é bem importante, pq a depender da quantidade de item perco mais de R$ 500,00 só no frete. Atualmente, para contornar esse problema, deixei de exibir os itens sem estoque. No entanto não é o que desejo.

  • Cenário 2 - Item com estoque menor do que o solicitado.
    Quantidade solicitada: 22
    Quantidade disponível em estoque: 20
    Nesse cenário, a situação é pior, porque automaticamente o orderForm muda a quantidade solicitada para a quantidade disponível, o que muita das vezes pode levar o cliente a comprar um kit com itens faltantes e impossibilitar a montagem de sua usina.

O que preciso:

  1. Calcular o valor do frete para itens sem estoque.
  2. Salvar a quantidade exata dos itens selecionados pelo cliente. (Não queria colocar essa informação no customApps)

Dessa forma eu conseguiria entregar um orçamento mais preciso para o cliente e informar a ele caso a quantidade esteja diferente da que ele precisa.

OBS: Já trabalhamos com pré-venda, o que resolve de certa forma o cenário 1, mas não o cenário 2.

Desde já, obrigado!

1 Like

Olá @jacksonadh tudo certo?

Caso a sua loja opere como B2B, a VTEX, com sua solução B2B Suite, já oferece uma app dedicada à orçamentos/cotações, chamada de B2B Quotes.
Eu recomendo você dar uma olhada nessas documentações e avaliar aderir ao B2B Suite.

Agora, se optar por manter a solução customizada, uma alternativa seria criar um estoque fantasia com quantidade ilimitada de todos os SKUs e atrelar este estoque à uma (ou quantas forem necessárias) política de envio que replique a sua original. Então, na hora de simular o fulfillment para realizar os orçamentos, considere sempre essa(s) política com estoques infinitos. Assim, você não terá mais problemas com estoque baixo ou zerado. Porém, nesta configuração, os clientes que forem comprar em sua loja também terão a visão que todos os seus produtos estarão em estoque sempre.

Gabriel Cardoso Bertolucci
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

Obrigado @gabouls resolvemos o problema exibindo o valor apenas das quantidades em estoque, e com um customData, podemos salvar a quantidade que o cliente queria, dessa forma podemos informar a ele que ele orçou 2x mas só tem x. Isso resolveu o problema.

O B2B Quoetes não nos atende.

Legal @jacksonadh , obrigado por compartilhar!

1 Like