Produtos nas categorias erradas - Integração Mercado Livre

Temos o Mercado Livre integrado a loja, porém nossos produtos são lançados nas categorias erradas do Mercado Livre e por isso são tirados do ar conforma política da plataforma. Contatamos o Mercado Livre e nos disserem que é um erro de integração da VTEX, minha dúvida é como corrigir e se após isso a atualização automática diária não vai sobrepor as novas configurações?

Vou acompanhar pra ver se alguém esclarece pois pela VTEX não consegui avançar.

Estou com problemas também. Praticamente UM MES sem subir produtos novos pro ML por não haver orientação alguma (orientação entendível é claro) sobre como é feita a maldita planilha de mapeamento.

Como está o mapeamento de categorias? talvez seja por isso...

@Nathan Prestes​ voce já fez alguma planilha de mapeamento para o Mercado Livre? trabalho com calçados. Tenho cerca de 7 mil categorias diferentes no ML para meus produtos. além das questões de cores e tamanhos. cor pra mim não é variação de SKU (seja lá o que a vtex quer dizer com isso pois não entendi muito bem).

Como realizar o mapeamento você encontra aqui: http://help.vtex.com/pt/tutorial/mapeamento-de-categorias-e-variacoes

Sobre o ML reconhecer COR como CAMPO SKU, você pode cadastra-lo como um CAMPO PRODUTO e realizar o mapeamento pelo ID desse campo, não necessariamente precisa ser CAMPO SKU, mas precisa enviar essa especificação para o ML.

Um detalhe importante que está nessa documentação:

OBS: depois que um anúncio é criado pela primeira vez, não é mais possível alterar suas variações. Caso queira fazer ajustes como mudar a cor, por exemplo, será necessário finalizar o anúncio no Mercado Livre e depois refazer o mapeamento da planilha.

Segue também a outra obs:

OBS 3: caso o SKU não tenha uma certa especificação (como cor, por exemplo), você vai precisar cadastrá-la na VTEX antes de completar o processo de integração. Recomendamos que você adicione o atributo que falta como uma especificação de produto. Assim, essa informação não será exibida no site.

@Nathan Prestes​ desculpe mas o FAQ não funciona. Na teoria parece simples mas na pratica, no mundo real, não funciona.

Minha loja está funcionando faz 3 anos ou mais via vtex no ML e agora parou essa parte dos anuncios novos. produtos novos simplesmente não seguem porque não consegui montar essa maldita planilha.

pergunto novamente, voce já montou uma planilha de mapeamento?

Então Denis, quem monta isso é o meu cliente.. mas qual a dificuldade? Quem sabe consigo te ajudar :-)

Esse seu cliente é genio pra conseguir interpretar o FAQ da vtex. vamos la.

trabalho com calçados.

um pequeno esboço das minhas categorias.

feminino / bota / cano alto ; cano medio ; cano baixo ; coturno ; ankleboot

feminino / tenis

feminino / chinelo

feminino / peep toe / anabela ; salto alto ; salto baixo ; salto médio

masculino (idem)

infantil / menino / chinelo

infantil / menino / tenis

infantil / menina / chinelo

infantil / menina / tenis

cada calçado pode ter N variações de cor (conforme, é obvio, o fabricante)

cada calçado de cada cor pode ter uma grade de tamanhos diferentes.

o ML trabalha com categorias no nivel de marca

o ML trabalha com uma tabela restrita de cores

o ML trabalha com tamanhos fixos também

como fazer a associação dos meus dados para os dados do ML para o produto subir?

pedi um exemplo pra VTEX e não consegui

O de cor já te dei as pedras de como ajustar, utilizar CAMPO PRODUTO ao invés de CAMPO SKU.

Sobre o mapeamento, já que você tem esse problema com marcas, você não poderia usar categorias do ML mais globais? Ex:

Calçados, Roupas e Bolsas: MLB1430 Ou até mesmo Calçados, Roupas e Bolsas>Sapatos>Feminino>Outros Tipos>Outras Marcas: MLB183926 Calçados, Roupas e Bolsas>Sapatos>Masculino>Outros Tipos>Outras Marcas: MLB183942

Esse link está na documentação: https://api.mercadolibre.com/categories/MLB1430

Sobre as cores, dependendo das cores que você tem isso pode ser um problema mesmo pois falta muita cor, mas você poderia colocar uma cor mais simplificada, certo? Por exemplo TANGERINA, pode ser considerado a cor LARANJA e por aí vai. Com uma boa descrição de produto, acredito que isso seja o de menos.

Qual tamanho de calçado você não está encontrando aí? Tem do 13 até o 68 rs

Se for 13.5 eu adicionaria o produto no 13.

"Certo Nathan, mas no caso aqui eu trabalho com P, M e G para calçados", segue a mesma lógica do CAMPO PRODUTO COR, crie um CAMPO PRODUTO só para o ML e faça as parametrizações na planilha de mapeamento.

-----

Dessa vez infelizmente/felizmente eu vou ficar do lado da VTEX, sei o suporte que o ML oferece aos sellers e sei que não é dos melhores.

Por ser um dos maiores marketplaces do brasil, não conseguem atender a quantidade de usuários que são plugados diariamente, por isso acredito que a documentação é confusa.

Bastaria um funcionário do ML atender esses sellers VTEX e a planilha ficaria da melhor forma, não acha? Mas infelizmente o suporte do lado deles peca bastante.

Espero ter ajudado de alguma forma!

categorias muito genericas assim não ficam boas para que os clientes localizem os produtos.

sobre cor e tamanho, escrevendo assim é facil. como colocar isso na planilha?

como montar a planilha é a duvida.

quem fez a parceria com o ML foi a vtex não eu.

eu tenho contrato com a vtex, tenho com o ML.

pedi auxilio aos 2.

nenhum se importou o suficiente.

não sou cliente grande pra eles, tenho apenas 22 lojas pelo centro da cidade. sou peixe pequeno para ambos se importarem mas pra que nos importarmos.

não posso ficar do lado nem de um nem de outro, preciso ficar do meu pois é vendendo que pago o salario dos colaboradores e parceiros, sem vender não pago ninguem.

tenho, diariamente, ao menos 10 produtos novos entrando no site e segue tudo para os marketplaces menos ML.

essa é a realidade.

Denis, se quiser entrar em contato conosco: https://frncomunicacao.com.br/

Assim alinhamos essa sua demanda, ok?

abs,