Quais são todos os passos da migração para HTTPS?

Olá,

Já alterei meu site para HTTPS manualmente, seguindo os passos do HELP Vtex (https://help.vtex.com/pt/tutorial/ativar-https-em-todo-o-site), aparentemente o único problema que estou tendo foi que meu Google Analytics está perdendo algumas informações de Origem e Mídia. Fui procurar aqui na comunidade o que poderia ser e encontrei muitos outros possíveis problemas que me assustaram, pois eu que sou leigo nem imaginava que tinha que verificar muito além de apenas meu site continuar no ar.

Encontrei posts falando de tag cannonical, DNS, Google Search, problemas com SEO, problemas com Google Shopping.

Alguém sabe falar todos os passos que devem ser feitos e analisados após a alteração na Vtex?

Ex.

Preciso alterar algo no DNS?

Preciso alterar alguma configuração no Analytics?

*no Vtex Help só tem a explicação da alteração que deve ser feita dentro da Vtex, mas nenhum lugar informa todos esses outros pontos.

Fui tentar adicionar propriedades no Search Console e não entendi porque o HTTPS (sem o www.) não está aparecendo a imagem e não aceitou a verificação por Tag HTML.

@Marcel Barkauskas​ pois ao acessar o subdomínio sem o "www" você está acessando o seu servidor, caso ele não tenha um certificado de segurança, não há como o usuário ter um redirecionamento para "www".

Resumindo:

A VTEX fornece o https apenas dentro de sua estrutura, já sem o "www" você precisa contratar um certificado e instalar em seu servidor para não ter este erro.

É como se o usuário tentasse entrar em sua loja mas o navegador barra o usuário pois não existe certificado em "loja.com.br" e assim o navegador não deixa o usuário avançar e com isso não sofre o redirecionamento para "www.loja.com.br"

@Nathan Prestes​ então depois da alteração para o HTTPS, quando o cliente tentar entrar no site digitando apenas "pijamaonline.com.br" ele não será redirecionado?

Fiz um teste aqui e ele entrou normalmente, mas estou achando que é por causa do cache do navegador.

Marcel, você entendeu errado.

Caso seu servidor não tiver um certificado instalado, ao usuário entrar em: https://pijamaonline.com.br ele não será redirecionado pois seu servidor não possui ssl.

Já o usuário que entrar por http://pijamaonline.com.br será redirecionado normalmente.