Qualificação Automática Mercado Livre

Recentemente iniciamos com o marketplace do Mercado Livre, e notamos que a qualificação automática feita pelo VTEX altera o status da venda no ML para ENCERRADA. Isso pois, é uma regra do próprio marketplace, quando ocorre a qualificação, ele entende como se o produto já estivesse em posse do cliente.

Assim, a qualificação deve ser a última etapa da venda, e se a mesma está configurada como automática no VTEX (campo de qualificação preenchido), o simples fato do faturamento ocorrer, já envia a qualificação junto da informação do faturamento.

Isso é um problema, já que afeta a atualização do rastreio e do pedido para o cliente.

Gostaria de saber se isso afeta demais empresas da mesma forma que nos afeta, pois tivemos de limpar esse campo, e qualificar manualmente no ML, eu nem qualificar. Pois utilizando esse campo, o marketplace entende que o vendedor possui vendas qualificadas em atraso, assim perdendo muita pontuação.

E repasso aqui minha sugestão feita ao suporte, que exista uma opção de tempo para a qualificação ocorrer, que possa ser configurada pelo cliente.

Ai sim, podendo ocorrer a qualificação automática, mas após o tempo determinado para a entrega.

at

@Henrique Vianna​ o último passo do pedido da VTEX é o de mercadoria entregue e não o faturado. Eu vejo que a avaliação deveria ser enviada no status de "Mercadoria entregue".

Acredito que a VTEX tenha usado o status de faturado porque poucas lojas usam o status de "Mercadoria entregue".

@Fabio Santos de Albuquerque​

Agradeço a observação.

A avaliação sim, deveria enviar Status de Mercadoria Entregue, como de fato o faz. Concordo com você, e aqui observo que faz isso.

Mas não poderia ir junto das informações de faturamento. Deveria existir uma opção de janela de tempo. Pois alterar o Status para Mercadoria Entregue logo quando Faturado, é um erro critico, principalmente para marketplaces que contam pontuação para esses eventos.

É uma pena que o suporte da VTEX me confirmou que essa função vai ser descontinuada. Vejo muito potencial nela, apenas faltando uma opção de janela de tempo para a qualificação. Mas acredito que eles não tiveram tanta demanda nisso, como nós tivemos.

Pois qualificação no ML conta pontos, e ter de faze-la manualmente é um retrocesso com uma plataforma integrada como o VTEX.

Quanto ao Status final de um pedido ser o de "Entregue" poderia me indicar a documentação ?

Obrigado