Rastreamento de Vendas

Olá,

Estou com uma dificuldade de trackear as vendas que faço pelo email marketing utilizando a ActiveCampaign.

No momento, estou usando a integração nativa + utms personalizadas no link de cada email e estou com o Google Analytics ativado também.

Um problema que percebi foi, que quando clico em um botão de um e-mail enviado pela ActiveCampaign, abre o site e as utms estão lá na URL… mas ao avançar para qualquer outra página, a utm se perde… O problema é que eu perco a origem dessa venda…

Eu até poderia identificar via CUPOM, porém, existem emails de oferta (e até emails que não são de oferta mas podem gerar venda) que não utilizam cupom, e dai, fica mais complicado de rastrear se essas vendas vieram da ActiveCampaign ou não…

Alguém já encontrou alguma solução pra isso?
Por exemplo conseguir repassar a utm para o checkout, não importa o caminho que o cliente faça pelo site…

Fala @guilhermecopy tudo certo?

Na teoria você não perde as UTMs, porque a VTEX trabalha com dados estruturados inteligentes. Isso quer dizer que ela usa uma camada de dados para “organizar” as UTMs que você esteja utilizando.

Há algumas formas de checar se a UTM foi realmente ou não utilizada:

  1. Através da finalização do pedido, você vai entrar no OMS >> Todos os pedidos >> filtra o pedido que você fez >> veja mais informações no lado direito para localizar qual UTM foi usada;

  2. Você usar o orderform do pedido antes de finalizar. Portanto, o fluxo é: você clicou no botão a partir do email, você vai para a página de conversão (Checkout). Nesta página você inspeciona com botão direito e abre o devtools. Na aba aplicação ou aplication >> Local Store ou armazenamento local e nos itens da direita procura por Orderform. Dentro do orderform você procura por MarketingData. Aqui estará as UTMs que você usou.

  3. O próximo passo é criar um evento customizado enviando pro GA4;

Veja se estas informações te ajudam de alguma forma.

Abs,
Estevão.

1 Like

fala @estevao_santos, primeiramente, obrigado por trazer essas possíveis soluções, vou ver com a equipe se alguma funciona…

só uma pergunta sobre o GA4…

sabe me dizer como eu configuro esse evento customizado?

minha outra pergunta seria: essa camada da VTEX mantém utms caso a pessoa percorra varias páginas do ecommerce antes de cair no checkout? minha dúvida é se a utm se mantém caso por ex ela:

clicou no link com utm no email → abriu link com as utms na url → foi pra outra página do ecommerce que nao é o checkout → as utms se mantém?

de qualquer modo, vou testar as opções acima!

Opa @guilhermecopy por nada! Show!

Para fazer um evento customizado, você pode seguir estes steps:

  1. Adicione a tag do GA4 seguindo documento oficial de criação de tags do google: https://support.google.com/tagmanager/answer/9442095?sjid=3045217949583642533-SA.
  2. Crie um evento personalizado no GA4 para capturar a UTM de conversão. Para isso, vá até a seção “Eventos” do seu projeto no GA4 e clique em “Criar evento”. Dê um nome ao evento e selecione a opção “Personalizado”. Em seguida, adicione um parâmetro personalizado para capturar a UTM de conversão (por exemplo, “utm_conversao”).
  3. No código da página onde a UTM está sendo carregada na URL, adicione um listener de evento para capturar a UTM e enviar a informação para o GA4. Por exemplo:
// Função para obter o valor de um parâmetro na URL
function getParametroUrl(parametro) {
  const queryString = window.location.search;
  const urlParams = new URLSearchParams(queryString);
  return urlParams.get(parametro);
}

// Valor da UTM de conversão
const utmConversao = getParametroUrl('utm_conversao');

// Envia o evento personalizado para o GA4
gtag('event', 'nome_do_evento_personalizado', {
  'utm_conversao': utmConversao
});

Certifique-se de substituir “nome_do_evento_personalizado” pelo nome que você definiu para o evento personalizado no GA4 e “utm_conversao” pelo nome do parâmetro que está sendo utilizado na URL para a UTM de conversão.

OBSERVAÇÃO
Essa é uma ideia, ok? Você precisa consultar seu time técnico de desenvolvimento e também seu time de CRO Tech.

Sobre o ponto: clicou no link com utm no email → abriu link com as utms na url → foi pra outra página do ecommerce que nao é o checkout → as utms se mantém?

R: Pelo que conheço elas se mantém, exceto se você atualiza a sua sessão (sai do navegador, página, etc).

Um ponto importante é: no email que você está trackendo, na URL do botão que redireciona é onde você tem que colocar a UTM. Exemplo: mandou o email com um botão no final “Clique aqui” >> que está levando pra sua loja. A URL do botão tem que ser algo como: https://www.magazine.com.br/?utm_source=email&utm_campaign=promocao&utm_medium=ecommerce

Espero que ajude.

Abs,
Estevão.