Redirecionamento de versão com www para sem www

Olá pessoal!

Tenho um cliente que possui uma loja configurada como principalidade a versão sem www, e ainda é um subdomínio.
Exemplo:

b2b.empresa.com.br e b2c.empresa.com.br

E ele tem um site no domínio principal (empresa.com.br)

Só que agora temos que configurar esses subdomínios para quando houver uma tentativa de acessar a versão com www (www.b2b.empresa.com.br) seja redirecionado para a versão principal, sem www (b2b.empresa.com.br).

Sei que a recomendação na documentação da vtex não é essa, e que recomendam a versão principal ser com www. Mas o cliente já veio assim :expressionless:

Tem alguma configuração a ser feita via dns, htacess?
Nós ate já tentamos fazer algumas no DNS, sem sucesso, mas só não no htacess ainda.

Agradeço quem já tiver experiência com esses casos e puder ajudar :slight_smile:

Oi @NathanAraujo tudo certo?

Em tese, toda configuração de DNS depende muito de qual provedor o cliente está usando. Você sabe qual é? Em suma, o provedor deveria fornecer alguma documentação complementar ao que a VTEX já orienta.

No geral, é possível você redirecionar um para um subdomínio aplicando a prática sem www.

Pela documentação, você teria que criar uma entrada www no servidor do domínio onde estão os subdomínios adicionais.

Veja o documento: Redirecionamento de um endereço para outro

Importante salientar que nas cofigurações da loja, precisa constar os hosts exatos que estão sendo usados com e sem o www: Configurar o domínio da loja

Documentações adicionais:

Eespero que essas informações lhe ajude.

At.te,
Diretoria Four2One

Olá @four2one ! Agradeço muito pela resposta.

Ainda não sei qual é o provedor, vou procurar saber qual é.
Nós tentamos adicionar um cname com o nome “www.empresa” e no valor também começando com www, mas ainda assim não deu certo.
Você que eu deveria criar uma entrada www somente e apontar para empresa.site.com.br também? Isso não iria gerar conflito com o domínio principal site.com.br?

Fala @NathanAraujo Certo.

O CNAME seria para apontar pra VTEX. Nota que o CNAME precisa seguir uma regrinha correta também, como informado na documentação.

Você deve cadastrar o domínio no Gerenciamento da conta. É isso que conecta o endereço à loja.

Alguns exemplos com base no doc Realizar apontamento de DNS:

Endereço da loja: www.site.com
  - Entrada (subdomínio): www
  - Tipo: CNAME
  - Destino: www.site.com.cdn.vtex.com
Endereço da loja: www.site.com.br
  - Entrada (subdomínio): www
  - Destino: www.site.com.br.cdn.vtex.com
Endereço da loja: loja.minhaempresa.com
  - Entrada (subdomínio): loja
  - Destino: loja.minhaempresa.com.cdn.vtex.com
Endereço da loja: www.loja.minhaempresa.com.br
  - Entrada (subdomínio): www.loja
  - Destino: www.loja.minhaempresa.com.br.cdn.vtex.com

No entanto, você falou dos subdomínios. Se eles estão registrados, precisa fazer o processo com eles.

A ideia para você tentar seria criar a entrada com e sem www para o subdomínio, redirecionando para outro, conforme mostrado aqui: Redirecionamento de um endereço para outro

Sobre dar conflito, se fizer com o subdomínio corretamente, eu creio que não dará.

Outra coisa: verifica com o provedor se você tem alguma limitação para configurar os subdomínios ou não.

Espero que estas informações lhe ajude.

Abs,
Diretoria Four2One

1 Like

Perfeito, @four2one !
Muito obrigado pela orientação. Vamos realizar essas configurações e volto aqui para dizer se deu certo, alguém da comunidade pode passar por isso também.

Só vai demorar um pouso pois depende do TI do cliente rs

Abraço!

2 Likes