Relação VTEX e Tabelas de Frete. Poderiam facilitar nossa vida né?

Olá gente, não sei se sou apenas eu mas sempre tive problemas com frete na vtex por conta do processo de como o frete é tratado.

Sei que é por segurança a tabela ficar armazenada diretamente na vtex, para caso saia fora do ar o sistema dos correios não tenha impacto direto. Mas digo, não seria mais inteligente ter a API dos correios configurado no sistema, e caso o sistema deles caia, a planilha de frete da base que cada logista subisse na base assumisse?

Digo isso porque sempre que ocorre alguma alteração de valores nessas tabelas levamos um tempo até deixar tudo atualizado.

A XPAGENCIA já fez um ótimo trabalho disponibilizando para ser gerado de forma online estas planilha, mas caso de algum problema lá, vamos reclamar para quem?

Trabalharem de forma simplificada com outras transportadoras como a JADLOG

seria interessante também.... HOje trabalho com produtos de até 150kg, e a tabela que a XPagencia gera da jadlog vai só até 30 kg...

Quando fui tentar eu mesmo criar a planilha da JADLOG para a vtex, levei quase uma semana para deixar tudo em ordem.... O que doi é que direto eles atualizam e a tabela tem limite máximo de 65mil linhas.... ¬¬

Só pelo fato de ter uma integração simplicada já nos ajudaria muito pelo tempo, energia e dinheiro perdidos para ficar atualizando estas planilhas.

Acredito que isto traria muitos beneficiosos na vida dos logistas(Se eu estiver errado peço que me expliquem o porque).

@Bruno Lima​ acabei de aumentar a jadlog para 150kg.

Então, a Vtex dificilmente vai empregar mais esforços para tais atualizações diretamente nas planilhas de frete. Não somente no que diz respeito ao frete, mas em muitas outras implementações, como lista de presentes, logística, e etc..

O Esforço empregado nesse tipo de "reprogramação" não justifica um investimento direto para eles. Justamente por isso o foco e lançamento do IO, onde eles estão abrindo a plataforma para desenvolvedores terceiros (e eles mesmos Vtex) oferecerem serviços (APPs) que supram essas necessidades. Pois é muito menos custoso atualizar uma aplicação "pontual" que uma parte da plataforma que é mais amarrada.

Tomei um certo tempo para entender essa visão deles, e de certa forma concordo com a posição adotada pela Vtex.

A Total Express esta perto de lançar uma APP para calculo direto de frete.

Já existe uma APP de logística reversa, bem como várias outras. Isso sem mencionar as muitas outras que veremos esse ano no Vtex day pelo o que eu andei sabendo. Esse ano provavelmente será das APPs (rsrs) e do InStore.

Então indico ficarem de olho na área de APPs da Vtex e até mesmo questionar as transportadores acerca da possibilidade do desenvolvimento desse tipo de solução para a plataforma, já que traz beneficio para muitos :)