Remover páginas 404 em massa

Bom dia!
Eu tenho uma lista de links fornecida por uma ferramenta de rastreio (Crawl Budget), com links com retorno 404. Gostaria de removê-los do site. Como posso fazer?
Obrigado!

Bom dia @Antonio_Junior! Quando uma ferramenta de rastreio te dá um relatório de links quebrados, ou seja, links que retornam status 404, isso indica algum link existente está com um endereço errado ou com a URL de uma página que não existe mais.

Para resolver, você primeiro precisa encontrar em que páginas esses links estão. O seu relatório já te indica isso? Se não indicar, você pode seguir as dicas do artigo How to Find and Fix Broken Links on Your Website.

Depois que souber onde estão os links quebrados, você tem duas opções:

  1. Corrigir no código da página o link quebrado, substituindo pelo endereço de uma página existente
  2. Criar um redirecionamento do link quebrado para uma página existente

Normalmente a opção 2 é mais fácil de fazer em massa, principalmente se um mesmo link quebrado aparece em várias páginas. A forma de fazer na opção 1 depende do tipo de página onde o link quebrado aparece, seu acesso ao código-fonte e habilidade para manipulá-lo.

Para criar redirects no CMS Legado (Portal) você deve seguir essas instruções. Já para o Store Framework (VTEX IO) você deve seguir esse outro artigo.

Recomendo a leitura do Guia do proprietário do site para gerenciar cotas de rastreamento disponível no portal para desenvolvedores do Google para entender melhor como tudo isso funciona.

1 Like

Muito obrigado @georgebrindeiro !

1 Like