Resultados de Busca Não Esperado

Boa tarde!

Estamos pesquisando pela palavra “sorvete” e além de não ranquear os nossos sorvetes está trazendo resultados que não fazem sentido, não tem a palavra no título, ou palavra chave no cadastro.

Exemplo: medicamentos, chocolates, tintas de cabelo, etc…

Já cadastramos os sinônimos de sorvetes, mas mesmo assim, o comportamento está totalmente estranho, pois aparecem itens que não tem nenhuma relação a essa busca/termo.

Poderiam verificar o que pode estar ocorrendo?

Segue abaixo o link do resultado da busca:

https://novo.drogal.com.br/sorvete?_q=sorvete&map=ft

Olá Gabrielle,

Geralmente, se produtos sem relação aparente estão sendo exibidos em uma busca, é de fato devido a um sinônimo.

Apenas para validar, poderia buscar por “sorvete” dentro da sessão de sinônimos em seu admin? É possível que algum sinônimo anterior esteja causando estes resultados estranhos.

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

Oi, Edu!

Realmente, temos outro sinônimo criado há muito tempo de sorvete que estava assim:

sorvete → halls, balas, goma de mascar, pastilhas, chocolates, mentos

Eu removi esse sinonimo e estou esperando indexar :slight_smile:

mas mesmo assim, ainda não faz sentido aparecer os medicamentos, tintas de cabelo, pois não tinha nenhum sinonimo referente a esses termos

Olá Gabrielle,

Minha recomendação seria aguardar a re-indexação e, depois, verificar na explicação da busca qual o motivo que estes produtos estão sendo exibidos. Com essa informação podemos verificar o que está acontecendo com mais facilidade.

Oi, Edu!

Fiz a busca hoje e as tintas e medicamentos continuam aparecendo, poderia dar uma olhada por favor?

https://novo.drogal.com.br/sorvete?_q=sorvete&map=ft

Olá Gabrielle!

Perdão pela falta de resposta neste caso.

Verifiquei algumas possibilidades do meu lado e, ainda que seja possível ocultar estes produtos incorretos através do uso de Regras de Merchandising, acredito que o melhor caminho nesse caso seria uma investigação por parte do time de produto mesmo. :confused:

Levando isso em conta, acredito que este caso será melhor tratado via ticket, infelizmente. Vi que você já tem um ticket aberto, então já notifiquei o agente responsável sobre isso.

Obrigada, aguardo retorno no ticket :wink: