Sellers Whitelabel IsBetterScope estoque full do Seller

Estou com um projeto de Omnichanel, e tenho uma duvida sobre o fluxo de sellers.
na parametrização do seller na minha conta principal a regra padrão(isBetterScope=true) diz que só oferta o estoque da loja no meu ecommerce caso o produto exista no estoque da conta principal. Diminuindo assim a profundidade de estoque.
Caso eu habilite o campo (isBetterScope=true) a Vtex entende que o Seller também pode compor o estoque mesmo o produto ja estiver esgotado na conta principal. bastando existir o cadastro previamente.

A duvida é a seguitne,

  1. Quantos Sellers posso ter habilitado (isBetterScope=true)?
  2. A quantidade é relevante a performance da loja?
  3. Consigo fazer um processo inverso onde que os sellers possam compor o estoque de outros sellers e da conta principal.

https://developers.vtex.com/vtex-rest-api/reference/catalog-api-get-seller-list

1 Like

Fala @murilopires !

Só pra deixar clara a definição, essa é uma propriedade especial dos sellers para que eles sejam usados enquanto o cliente ainda não inseriu o seu endereço durante a jornada de compra. O objetivo dessa feature é permitir que a disponibilidade de um item também leve em conta o estoque dos sellers eleitos abrangentes para exibição dos produtos na vitrine.

Importante frisar que depois que o endereço é informado na navegação, essa propriedade não é mais levada em consideração na jornada.

Dito isso e respondendo as duas primeiras perguntas aqui, acredito que ter um grande número de sellers abrangentes seja uma arquitetura incompatível com a feature. A ideia é utilizar um certo numero de lojas representativas para serem usadas como abrangentes nos casos em que a quantidade de sellers torne a disponibilidade dos produtos muito capilar.

Em uma arquitetura com excesso de sellers abrangentes a loja acabará por exibir informações de estoque/preço imprecisas.

Recomendo a leitura desse artigo para mais informações: Comprehensive Seller: what it is and how to use it

Sobre o ponto 3., não sei se entendi ao certo o cenário, mas toda loja da VTEX é feita para atuar como marketplace e seller ao mesmo tempo.

Abraços!

1 Like

Grande @fernandap , muito obrigado por esclarecer…

Importante frisar que depois que o endereço é informado na navegação, essa propriedade não é mais levada em consideração na jornada.

Isso quer dizer que se eu colocar a minha localização CEP, os produtos que aparecerão no catalogo serão ofertados também os produtos dos sellers com parametro desabilitado?
Pergunto isso pois se eu tiver um seller que entrega apenas no estado RS e esse mesmo sku por exemplo não exista também em nenhum outro seller abrangente e conta principal, Quando habilito o parâmetro, o comportamento é que se alguém de SP entrar no catalogo vai ver o produto, porem o impacto negativo ocorre com “Produto indisponível para entrega”, frustrando o cliente. e se eu não habilito o parâmetro, o produto literalmente some do catalogo para todo mundo.

2. A quantidade é relevante a performance da loja?

Eu poderia habilitar 50 lojas com o parâmetro? impactaria algo no catalogo? tempo de carregamento, cotação de fretes etc? Entretanto entendo que essa loja devera ter como premissa entrega em todo o país.

Em uma arquitetura com excesso de sellers abrangentes a loja acabará por exibir informações de estoque/preço imprecisas.

Estoque cada seller possuem o seu hoje na nossa regra no OMS, podemos implementar um estoque mínimo, indo pra vtex só produtos com 2 skus e que tende a minimizar esse empasse.
Ja preços a regra é clara mesmo preço pra todo mundo, “Preço da conta principal.”

Sobre o ponto 3., não sei se entendi ao certo o cenário, mas toda loja da VTEX é feita para atuar como marketplace e seller ao mesmo tempo.

Hoje a conta principal atua como Marketplace e seller, as contas franquias também?

Isso quer dizer que se eu colocar a minha localização CEP, os produtos que aparecerão no catalogo serão ofertados também os produtos dos sellers com parametro desabilitado?
Isso! Basicamente é o seguinte:

  • Usuário ainda não inseriu o CEP: a vitrine irá exibir o Seller 1 (marketplace) + abrangentes + sellers normais
  • Usuário inseriu o CEP em uma loja regionalizada: a vitrine irá exibir os Sellers retornados pela regionalização + Seller 1 (marketplace)

Para esse exemplo que você citou, já que o sortimento de produtos entre estados seria muito diferente, o ideal seria regionalizar a loja desde o inicio - por exemplo, com um modal de preenchimento de CEP logo no início da navegação. Assim, um usuário de SP irá ver a loja regionalizada de SP e assim por diante.

Eu poderia habilitar 50 lojas com o parâmetro? impactaria algo no catalogo? tempo de carregamento, cotação de fretes etc? Entretanto entendo que essa loja devera ter como premissa entrega em todo o país.

Acredito ser possível de habilitar, mas ainda acho que não vá de encontro ao objetivo da feature, dessa forma serão exibidas mais informações de preço de estoque imprecisas de acordo com a localização.
Sobre performance, considerando que esses Sellers seriam considerados para renderizar preço e estoque na vitrine, acredito que poderia afetar a renderização das PDPs e PLPs, mas nunca vi um cenário parecido para confirmar.

Hoje a conta principal atua como Marketplace e seller, as contas franquias também?

As contas franquias geralmente atual como Seller White Label da conta principal, mas podem atuar como SWL de outras contas também. Talvez esse artigo esclareça mais esse ponto:
https://help.vtex.com/pt/tutorial/what-is-a-franchise-account--kWQC6RkFSCUFGgY5gSjdl

Abraços!

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.