Site todo em https

Pessoal,

Ao mudar o site todo para https vejo alguns lugares indicando também alterar as referencias em Google Analytics, Google Adwords e Google Search Console.

O adwords eu sei que tem uma configuração que dá para marcar para ler o https.

O analytics, dá para alterar direto no analytics.

Mas, o search console eu preciso criar outro Search Console e integrar com a loja ou não tem necessidade? pergunto isso porque ao criar outro vou ficar com 2 batendo relatórios e sitemaps. Isso é legal?

Gostaria de entender quais seriam as melhores práticas para essa mudança. Eu sei que a VTEX não tem haver com isso diretamente.

Fabio, antes tarde do que nunca... de acordo com as práticas do Google o certo é sempre ter um para cada, e associar os dois. Com o tempo somente o https vai ter movimentação enquanto o http fica vazio devido o redirect 301.

Mas recomendo seguir as diretivas do google:

Caso seu website seja compatível com múltiplos protocolos (http:// e https://), será preciso adicionar cada um deles como um site separado. Da mesma forma, se você oferecer suporte para diversos domínios (por exemplo, example.com, m.example.com e www.example.com) será preciso adicionar cada um deles como um site separado. Etapas adicionais:

  • Se você oferecer suporte para domínios com e sem "www", especifique o domínio de sua preferência (com ou sem "www").
  • Caso seu domínio ou protocolo seja compatível com outras variações (m.example.com, http://example.com, https://example.com), especifique um domínio canônico.Caso seu website seja compatível com múltiplos protocolos (http:// e https://), será preciso adicionar cada um deles como um site separado. Da mesma forma, se você oferecer suporte para diversos domínios (por exemplo, example.com, m.example.com e www.example.com) será preciso adicionar cada um deles como um site separado. Etapas adicionais:
    • Se você oferecer suporte para domínios com e sem "www", especifique o domínio de sua preferência (com ou sem "www").
    • Caso seu domínio ou protocolo seja compatível com outras variações (m.example.com, http://example.com, https://example.com), especifique um domínio canônico.

Referência: https://support.google.com/webmasters/answer/34592?hl=pt-BR

Muito obrigado @Bruno T. Araujo​

Aproveitando este tópico, há uma API da VTEX que não consta nos artigos e que permite a alteração de um ou todos os sites do ambiente para HTTPS:

https://documenter.getpostman.com/view/487146/cms-change-uri-schema/77icNum