About the Master Data Usage Billing Model

Hey, everyone.

Is everyone aware of the VTEX announcement about the new Master Data charges for Non-Native Entities sent on June 1st?

According to the email, the charges take effect starting in June, but it also mentions that we’ll have until June 29th to make adjustments, and that on that date consumption will be reassessed to establish the billing baseline.

Many VTEX implementations have been using Master Data to store custom information for years, including in scenarios recommended by the platform itself. Depending on the volume stored, this change could have a significant financial impact on some operations.

I think it’s worth sharing experiences because I imagine quite a few people were caught off guard. I also recommend that admins reach out to those responsible for their companies’ VTEX contracts and accounts to make sure everyone is aware of the change and has time to evaluate possible adjustments before the billing baseline is locked in.

This Master Data change surprised a lot of people, especially stores that have been relying on non-native entities for years to satisfy custom business needs.

The important thing now is to understand what will be considered by VTEX in the baseline of June 29 and to audit the current use of Master Data before this date. Sometimes cleaning up the old records, archiving unused data, or moving certain workloads to more appropriate services can reduce future costs.

Definitely worth bringing in the technical and contract/account teams early, because the financial impact could be much larger than expected for high volume operations.

The most curious part is the community’s own silence on the matter.

Pois é, brincadeira isso.
O serviço prestado já não é dos melhores, pagamos uma taxa mensal somente para ter acesso a plataforma + porcentagem de compras.

Eu participei de vários projetos Tray e fiquei bem animado para o meu primeiro projeto VTEX, só que não sabia que é um verdadeiro inferno para fazer até coisas simples.

E na minha vez, vem essa cobrança, olhando eu vi de cara que ia impactar completamente o meu negocio e fiquei imaginando como estão lojistas mais antigos. Olhando nos fóruns, não me surpreendo que a comunidade só aceite calado e nem haja reclamações a respeito.

Oi @DanielAlmeida! Seja bem-vindo à comunidade.

Começando em defesa da VTEX :sweat_smile:. Na minha opinião, a Tray é uma excelente plataforma para um determinado perfil de operação, enquanto a VTEX atende outro nível de complexidade e escala. São propostas de valor diferentes. Mas, se você tiver algum caso atual ou recente de algo simples que complicou, traz para a comunidade, cria uma postagem que a comunidade ajuda.

Sobre a mudança no modelo de cobrança do Master Data, eu acho que faria muito mais sentido começar por uma campanha pela própria documentação da VTEX. Hoje a documentação da VTEX incentiva o uso do Master Data em diversos cenários, mas praticamente não orienta sobre retenção de dados, limpeza de registros, previsão de custos ou como acompanhar esse consumo.

Seria uma ótima oportunidade para alinhar essa mudança às práticas de ESG da própria VTEX, incentivando a comunidade a manter apenas os dados realmente necessários. Além de dar previsibilidade para quem usa a plataforma, isso também contribuiria para reduzir o consumo de armazenamento, processamento e energia dos datacenters que sustentam as operações de mais de 3.500 empresas em 43 países. Em tempos de mudanças climáticas, seria uma forma de unir sustentabilidade, eficiência operacional e transparência com a comunidade, em vez de simplesmente anunciar uma nova cobrança.

Fui pego de surpresa com uma fatura adicional vencida bloqueando o admin. Estou verificando com o suporte todas implicações, ao que parece não recebemos o comunicado oficial, inclusive até me baseei na sua informação de 01 de junho para tentar localizar aqui internamente. Você tem por gentileza o título desse e-mail que enviaram para eu “reforçar as buscas” aqui?
Ao meu ver, a agência que nos atende deixou passar batido também, eu esperaria uma ação mais proativa deles no sentido de estarem ligados nas comunicações e diante disso dar uma atenção geral nos clientes que se enquadravam, mas de qualquer forma, não adianta chorar a fatura vencida, concordo que não é coerente incentivarem o uso de um serviço, antes grátis, e de repente, passar a cobrar. Entendo custos e afins de hospedagem, mas penso que as opções não foram muito amigáveis: Ou paga, ou apaga

Oi @alan_rm o título do e-mail que eu recebi é “Atualização Importante: Modelo de Cobrança de Uso do Master Data”.