Sugestões otimizar SEO - (Práticas e Agencias Especializadas)

Boa tarde Pessoal!

Atualmente sou o diretor do site www.facilpersianas.com.br. Somos um e-commerce especializado na comercialização de Persianas Sob medida. Fizemos a migração recentemente para a VTEX, após a migração tivemos uma queda na taxa de conversão do site de 3/4. (sim 75%, ficamos desespedos, eheheh)...

Desde que isso aconteceu, fomos obrigados a pausar todas as campanhas no AdWords, visto que elas não estavam dando um ROI positivo, após a queda na taxa de conversão...

Por sorte,após a migração para a VTEX, houve um grande aumento, de aproximadamente 200-300% no nosso tráfego orgânico, sendo que hoje ele representa quase que a totalidade dos novos usuários e da conversão em nossa loja. O que é bem impressionante, visto que não foi realizada nenhuma grande mudança ou investimento nesta área.

Como hoje ela tomou grande importâcia no site, gostaria de pedir sugestões de práticas de SEO na plataforma VTEX que possam ser desenvolvidas para otimizar o rankeamento do site.

Se alguém tiver alguma sugestão/dica/cuidados/experiência ao se contratar alguma agência/profissional especializada em SEO para realizar este tipo de serviço e queira compartilhar. Também seria super bacana, pois não tenho idéia de como comparar o serviço destas agências....

@Tacius de Aragon Arias​ Já pensou na possibilidade do seu adwords está sendo registrado no analytics como orgânico? Isso pode acontecer por erro de configuração no GTM, Google Shopping, GA ou adwords.

Olá, @administracao! Sou analista e líder de SEO na Wave Commerce, somos parceiros VTEX e, se estiver interesse, estamos à disposição para te ajudar a alavancar os resultados do seu site. Sobre as sugestões de práticas de SEO na plataforma, deixo aqui algumas dicas que ajudaram a melhorar os resultados dos nossos clientes VTEX:

  • Titles Tags: Um dos fatores de ranqueamento para SEO que não deve ser esquecido. Na edição do cadastro de produtos você vai se deparar com o campo “Título da página (Title Tag)” ao qual deve ser preenchido com a principal palavra-chave do seu produto, no começo a esquerda, seguido pelas informações mais relevantes sobre ele. O ideal é ser feito uma análise e pesquisa de palavra-chaves antes mesmo do cadastro do produto, assim você já sobe de maneira otimizada as informações na plataforma.

  • Description: Complemento do title citado acima. Deve ser preenchido no campo “Descrição (Meta Tag Description)” com frases únicas e envolventes, pois devem resumir o conteúdo da página e persuadir os usuários a clicar no link na SERP.

  • Conteúdo: Um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Tanto seus produtos quanto suas categorias devem ter um conteúdo de qualidade e relevante que diferenciem seus produtos do concorrente. Explique o que é seu produto, as qualificações, os benefícios de comprar ele, tudo que for relevante do seu usuário saber antes da decisão final. Também não se esqueça de incluir links do seu site no texto, pois isso ajuda a manter o usuário navegando pelas suas páginas.

  • URLs amigáveis: Outra coisa super importante para SEO são as URLs amigáveis. Cuide para que suas URLs contenham palavras-chave importantes e não parâmetros, números, acentos, códigos, etc.

  • Imagens otimizadas: Uma das coisas que o usuário mais gosta é de ver fotos sobre o produto que ele está comprando. E, com isso, temos que tomar alguns cuidados com elas, principalmente pelos tamanhos e formatos. Devemos sempre reduzir e compactar o tamanho das imagens para não afetarem o tempo de carregamento das páginas (tempo de carregamento também é um fator de ranqueamento).

Bom, essas são apenas alguns tópicos que podem te ajudar a melhorar o SEO, mas não é somente isso, o mundo de otimizações é gigantesco. Se quiser saber e entender mais, conte com a gente!

Olá Tacius (@administracao), tudo bem?

A Corebiz tem um departamento de CRO com uma metodologia consagrada que tem ajudado a otimizar o processo de vendas online de muitos dos maiores e-commerces em toda a América Latina.

Para além do SEO, vale muito a pena em conhecer a proposta da Corebiz para otimização da taxa de conversão objetivando o incremento do ROI.

Abraços!