VTEX - Getnet - Boleto Bancário - Não finaliza - erro document_number

Condição de Pagamento “Boleto Bancário” atrelada à Gateway eGetNetv2 ou eGetnet
ao tentar finalizar pagamento ocorre o erro:

customer.document_number is invalid - "document_number" is not allowed to be empty

É como se a VTEX tivesse se comunicando com o webservice de Cartão de Crédito da Getnet ao invés do webservice de Boleto.

https://api.getnet.com.br/v1/payments/plugin/vtex/payments?an=t73910

Alguém já passou por isso ?

Não consigo avançar à dias.

Obrigado,

Att,

Luciano.

@Luciano.Claudino na documentação da GetNet, descrevem este campo como: “Seu Número. Número controlado pelo cliente, geralmente é gerenciado pelo sistema que está gerando o boleto. (sem máscara)”

Não encontrei campo similar nas configurações da afiliação de pagamento. Chegou a verificar se no painel da GetNet existe algum local para configurar esse campo?

Boa tarde Eduardo !

No painel da Getnet não encontrei nada neste sentido, mas vou tentar um novo contato com eles.

Abaixo o Payload que está sendo enviado pela Vtex na transação, eu fiquei desconfiado que problema possa estar na tag “document” dentro de Card, null ao inves de “”.
Ou que possa estar na tag “document” dentro de buyer, null porque o cliente é Pessoa Jurídica e o que está preenchido é documentCorporate.

https://api.getnet.com.br/v1/payments/plugin/vtex/payments?an=aurora:

{
“reference”: “500209”,
“orderId”: “1212691317492”,
“shopperInteraction”: “ecommerce”,
“transactionId”: “BC6D6C9FFAF346E0BDACA5F179809820”,
“paymentId”: “408D1F2CA92B4B2992542E6B6D539876”,
“paymentMethod”: “BankInvoice”,
“merchantName”: “aurora”,
“card”: {
“holder”: null,
“number”: null,
“csc”: null,
“expiration”: {
“month”: null,
“year”: null
},
“document”: null,
“token”: null
},
“value”: 764.16,
“currency”: “BRL”,
“installments”: 1,
“installmentsInterestRate”: 0.00,
“installmentsValue”: 764.16,
“deviceFingerprint”: null,
“ipAddress”: “200.170.215.100”,
“miniCart”: {
“buyer”: {
“id”: “c746bfde-1093-43a0-8d7b-611290ed8e57”,
“firstName”: “ti.desenv.3”,
“lastName”: “aurora.com.br”,
“document”: null,
“documentType”: “cpf”,
“corporateName”: “ACME & CO”,
“tradeName”: “ACME & CO”,
“corporateDocument”: “61296646000152”,
“isCorporate”: true,
“email”: “ti.desenv.3@aurora.com.br”,
“phone”: “+551132752320”,
“createdDate”: “2021-09-03T17:51:54”
},
“shippingAddress”: {
“country”: “BRA”,
“street”: “AV. ARMANDO FERRENTINI, 406”,
“number”: “.”,
“complement”: “.”,
“neighborhood”: “ACLIMAÇÃO”,
“postalCode”: “04103030”,
“city”: “SAO PAULO”,
“state”: “SP”
},
“billingAddress”: {
“country”: “BRA”,
“street”: “AV. ARMANDO FERRENTINI, 406”,
“number”: “.”,
“complement”: “.”,
“neighborhood”: “ACLIMAÇÃO”,
“postalCode”: “04103030”,
“city”: “SAO PAULO”,
“state”: “SP”
},
“items”: [{
“id”: “58”,
“name”: “Vinho Espanhol Branco Seco Beronia Verdejo Rueda Garrafa 750ml”,
“price”: 123.0,
“quantity”: 1,
“discount”: -43.05,
“deliveryType”: “Transmassa”,
“categoryId”: “5”,
“sellerId”: “1”,
“taxValue”: 0.0,
“taxRate”: 0.0
}, {
“id”: “57”,
“name”: “Vinho Espanhol Rosé Seco Beronia Garnacha Tempranillo Rioja Garrafa 750ml”,
“price”: 123.0,
“quantity”: 3,
“discount”: -129.15,
“deliveryType”: “Transmassa”,
“categoryId”: “5”,
“sellerId”: “1”,
“taxValue”: 0.0,
“taxRate”: 0.0
}, {
“id”: “56”,
“name”: “Vinho Espanhol Tinto Seco Beronia Tempranillo Rioja Garrafa 750ml”,
“price”: 182.0,
“quantity”: 3,
“discount”: -191.1,
“deliveryType”: “Transmassa”,
“categoryId”: “5”,
“sellerId”: “1”,
“taxValue”: 0.0,
“taxRate”: 0.0
}],
“shippingValue”: 20.0,
“taxValue”: 69.46
},
“url”: “http://aurora.myvtex.com/admin/checkout/#/orders?q=1212691317492”,
“callbackUrl”: “https://supergetqa.vtexpayments.com.br/api/pvt/payment-provider/transactions/BC6D6C9FFAF346E0BDACA5F179809820/payments/408D1F2CA92B4B2992542E6B6D539876/callback?accountName=aurora”,
“returnUrl”: “https://aurora.vtexpayments.com.br/payment-provider/transactions/BC6D6C9FFAF346E0BDACA5F179809820/payments/408D1F2CA92B4B2992542E6B6D539876/return?accountName=aurora”,
“totalCartValue”: 764.16
}

Olá @Luciano.Claudino ,

acho que você matou a questão mesmo! Acredito nesta hipótese do campo ‘document’ vazio por ser um cenário PJ, muito bem observado.

Sugiro que tente avançar nas duas frentes - tanto abrindo um chamado com a VTEX, como recorrendo à GetNet, se possível.

Nesse meio tempo, caso não tenha no momento, vale pensar em associar o boleto a outro intermediador/gateway até resolver, se viável.

Olá Eduardo, muito obrigado por seu feedback.

Eu tenho chamados aberto na Vtex e na Getnet, porém está um jogo de empurra empurra
jogando a culpa no outro lado.
O perfil dos nossos clientes é 100% PJ, e conforme tratativas anteriores com a Vtex a orientação sempre foi de preencher no MasterData o documentType = “cpf”, document = null, isCorporate = True, corporateDocument = CNPJ do Cliente.
Não sei se é para mudar o registro do Masterdata documentType = “cnpj”, pode até ser que dê efeitos negativos no que está funcionando até o momento , o Checkout.

Fiquei ainda com a impressão que apesar da condição estar ligada a Boleto Bancário é como se a Vtex estivesse enviando para Getnet um payload de cartão de crédito, mas não tenho certeza.

Hoje cedo tramitei o chamado na Vtex e até agora não tive retorno, está tudo demorado infelizmente.

Valeu Eduardo.

Oi Luciano,

entendo! Uma sugestão então: acesse o Master Data e exporte os dados da entidade CL (Clientes). Não precisa de todos os campos, acredito que ‘id’, ‘email’, ‘firstName’, ‘lastName’, ‘isCorporate’, ‘document’, ‘documentType’ e ‘corporateDocument’.

O objetivo é comparar na sua base como estão seus clientes especialmente em relação aos campos isCorporate, documentType, document e corporateDocument.

Existe uma hipótese de que, por algum dado faltante, estejam sendo considerados como clientes PF, e talvez por isso a getNet esteja buscando o campo ‘document’ ao invés do ‘corporateDocument’.

Se isto for o caso, há duas ações: identificar e corrigir o que estiver causando este erro - talvez algo no checkout que não esteja enviando a informação como esperado, e uma atualização da base atual. Isto pode ser feito via planilha tranquilamente, ou API. Se precisar de orientação quanto a isso, me avise, pois já fiz muitas vezes.

Olá Eduardo.
Em minha base todos os clientes são PJ, e padrão de integração no masterdata está sendo, conforme orientação da vtex:

documentType = “cpf”
document = null
isCorporate = True
corporateDocument = CNPJ do Cliente

No início do projeto eu também estranhei o motivo de codificar o documentType = “cpf” , porém a Vtex nos orientou desta forma.

Att,

Luciano.

1 Like