Vtex IO - Perda de Ranqueamento Orgânico x Configuração Analytics / GTM

Olá Pessoal.

Gostaria de compartilhar sobre a perda de ranqueamento orgânico que tenho enfrentado desde Jan/2020 quando migrei de outra plataforma direto para o Vtex IO.

Na imagem é possível ver essa queda gradual.

Em outubro de 2020 foi feita uma atualização da loja que melhorou um pouco a performance de carregamento. Mas isso não refletiu de fato em melhoria.

Gostaria de ter a oportunidade de fazer um comparativo de analytics com alguém e conversar sobre uma correção que foi sugerida na configuração do GTM onde o analista que me atendeu apontou que a configuração que existia estava errada. A configuração era igual a documentação da Vtex para o GTM e foi entregue pela agência que efetuou a migração.

Em poucas palavras havia um erro de leitura do GA quando navegava de página de produto para página de produto. Só era de fato contabilizado clique quando mudava para outro tipo de página. Então fizemos ajustes que corrigiu por exemplo a taxa de rejeição que estava fora dos padrões. Conforme abaixo

Taxa de rejeição

visualização de página

Se alguém se interessar em aprofundar o assunto e puder compartilhar experiências.

olá, Carlos, tudo bem? Estamos revendo os tópicos mais relevantes/visitados da nossa comunidade e por isso, reabrimos sua pergunta, assim caso outros usuários tenham a mesma dúvida, é possível consultar a nossa resposta oficial!

Como ao realizar a migração para IO o front da loja normalmente alterado, é preciso entender se o buscador vai rebaixar o ranqueamento orgânico simplesmente por conta de uma alteração no front-end da loja ou se este permanecerá continuando a ser avaliado pelo buscador dependendo do novo conteúdo, porém não temos uma resposta pois este conceito do ranqueamento não fica do nosso lado e sim do lado do buscador. :slightly_smiling_face:

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.