Warn: CSS validation was skipped for the following apps because of their current major version

Boa tarde!

Ultimamente outro ponto que venho reparado como ponto de atenção no VTEX link é justamente esse trecho

12:01:36.492 - warn:  
CSS validation was skipped for the following apps because of their current major version:

- vtex.login@2.x
- vtex.my-account@1.x

 Don't rely on this behavior when updating to a newer major version. vtex.builder-hub@0.285.4

como faz pra resolver esse warn ?

Isso é normal, é só um warning por conta do builder de styles pra apps mais antigo que ainda possuem seletores, como por exemplo vtex.login.

Em 2019 nós deprecamos o uso de seletores CSS, passando a usar exclusivamente CSS handles:

https://vtex.io/docs/releases/2019-week-43-44/css-selectors-deprecation

Como essas apps não foram atualizadas, incluímos numa allowlist que permite que elas continuem a fazer build no builder-hub. Esse aviso é para garantir que ninguém esqueça disso.

Esse warning só aparece para os seguintes apps:

  • vtex.my-account@1.x
  • vtex.my-orders@3.x
  • vtex.login@2.x

Em resumo, não precisa se preocupar.

então no caso essa mensagem sempre vai existir por causa deste processo. então não tem como ignora-lo né ?

Aproveitando o tema css. porque não voltar a 2019 e liberar os seletores?
Ou no minimo a VTEX ter um switch no painel de admin de dizer. seja livre com css ou mantenha a forma dos handles que é o que o IO se propõe.

já existem formas de burlar isto então na minha visão não teria mais necessidade .
Dê a liberdade as empresas.

então no caso essa mensagem sempre vai existir por causa deste processo. então não tem como ignora-lo né ?

Enquanto seu código usar o builder styles@2.x e sua conta tiver usando os apps listados acima, esse warning aparece. Não achei um jeito de ignorar ou suprimir logs com nível warn:

Aproveitando o tema css. porque não voltar a 2019 e liberar os seletores?

Acredito que essa restrição de limitar a seleção de elementos no CSS, tenha sido para deixar o código dos temas resiliente a mudanças no HTML. Adotamos esse modelo para que, com milhares de lojas usando Store Framework, a gente possa mudar algo de uma div para um span e não quebrar ninguém.

Ou no minimo a VTEX ter um switch no painel de admin de dizer. seja livre com css ou mantenha a forma dos handles que é o que o IO se propõe.

já existem formas de burlar isto então na minha visão não teria mais necessidade .
Dê a liberdade as empresas.

Isso eu acho que pode existir. Talvez não dê pra sair tão cedo, mas vou levar a sugestão para o time responsável pela plataforma de apps.

1 Like