Como posso cadastrar produtos com prazos de entrega diferentes?

Oie, pessoal! Tudo bem? :blush:

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, você conseguirá entender como definir prazos de entrega diferentes para cada produto em sua loja. Normalmente, lojistas adotam este tipo de estratégia para diferenciar prazo de entrega para produtos que demandem tempos específicos de preparo.

Em resumo, não é possível selecionar diretamente um SKU/categoria que pode (ou não) ser enviado por determinada transportadora, mas você pode fazer isso indiretamente por meio das configurações do módulo de logística.

1) Uma opção é criar um estoque apenas para esses SKUs, associar esse estoque a uma doca e finalmente associar a doca às transportadoras que desejar. Não se esqueça de tirar os SKUs desejados do estoque antigo.

2) Outra opção é vincular esse SKU a determinado modal (ex: eletrônico) e vincular esse modal às transportadoras desejadas.
Veja mais sobre a configuração de modais aqui nesse tutorial: Configurar modal para transportadoras. O modal vai ligar um método de envio a um tipo de produto (essa opção devera ser marcada em cada SKU que terá estratégia logística restringida para que funcione).

Para ativar o modal em seu admin, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o módulo de Estoque & entrega.
  2. Clique na aba Configurações.
  3. Em Permitir o uso dos seguintes modais nas transportadoras, selecione os tipos de modais desejados.
  4. Clique no botão Salvar.

Após ter criado a transportadora e ativado o uso de modal (de acordo com o passo a passo desse tutorial e que trouxe acima), você precisa vincular o modal da seguinte maneira no cadastro da transportadora (deixando a flag “entregar também produtos com modal indefinido” desmarcada, pois, caso contrário, a transportadora nova ficará viável para todos os produtos):

Após tornar essa transportadora vinculada a uma doca e a um estoque, basta vincular esse modal aos SKUs que terão entrega restringida.

Para essa associação dos SKUs, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o módulo Catálogo.
  2. Clique em Produtos e SKUs.
  3. Selecione o SKU que deseja alterar.
  4. Na aba Configurações Avançadas, selecione o Modal que vinculou à nova transportadora.
  5. Clique em Salvar.

Já em relação ao prazo de entrega, o raciocínio é semelhante. Ao trabalhar com mais de um estoque ou doca, você consegue diferenciar o prazo de entrega a partir dali. Vou dar um exemplo para ficar mais claro:

  • Para os produtos X, que tem prazo de entrega 5 dias, você cria o Estoque 1 e a Doca 1.
  • Para os produtos Y, que tem prazo de entrega 30 dias, você cria o Estoque 2 e a Doca 2.
  • Em seguida, você configura os prazos de entrega de cada um e associa às transportadoras.

Em ambos os casos, o tempo de custo será um aliado para vocês diferenciarem uma estratégia de outra. Dá uma olhadinha neste artigo que comentamos mais sobre tempo de custo: Como é calculado o prazo de entrega de um pedido.

Espero ter ajudado, abraços! :hugs:

2 Likes